“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Para crescer, Bosch aposta em etanol, descarbonização e economia circular

01/07/2022

Com uma boa gestão dos negócios no período da pandemia a Bosch obteve resultados financeiros considerados extraordinários em 2021, com faturamento de R$ 9,2 bilhões, 35% superior ao conquistado em 2020. Mais do que isso, a empresa avança dois dígitos nas vendas deste ano na América Latina e aponta que a região é um porto seguro para seus investimentos.

Segundo seu presidente, Gastón Diaz Perez, há boas oportunidades para continuar crescendo em ritmo forte, como declarou nesta entrevista exclusiva à Automotive Business na sede da companhia, em Campinas (SP), onde concentra a maior parte da manufatura de autopeças e produtos industriais, além de centralizar a criação de softwares e novas tecnologias.

Descarbonização e capacitação nos planos da Bosch

O desenvolvimento de softwares e demais serviços deverá ser uma tendência marcante nos próximos anos, como antecipa o presidente da Bosch. Ele considera que hoje um veículo é constituído em 80% de peças e 20% de softwares. “Em dez anos a proporção deve avançar para 50% de cada parte”, diz Perez.

A Bosch investe forte em talentos, que estão em falta no mundo industrial. Proporcionando uma educação dual, que enfatiza o trabalho e o conhecimento, a empresa investe na formação de uma centena de jovens de 16 a 19 anos, com novas oportunidades para o aproveitamento na corporação, que pertence em 92% a uma fundação com sede na Alemanha, onde fica sua matriz. “Buscamos manter uma forte atividade na área social”, garante Perez.

Ele destaca também a presença da Bosch no agronegócio, estimulando uma maior produção de melhores alimentos. Nesse campo, a empresa se especializa em novas tecnologias, como as máquinas para plantio inteligente e os smarts spraiers, que aplicam os produtos agroquímicos somente onde é necessário.

A Bosch investe ainda na geração de energia fotovoltaica, em soluções inteligentes para as cidades e faz de seus negócios um verdadeiro combate à descarbonização, fortalecendo o desenvolvimento da economia do etanol, com a redução de emissões de CO2 na medida do poço à roda. “A eletrificação é apenas um dos objetivos para se chegar à descarbonização”, esclarece Perez, que alinha entre as tendências nesse sentido o uso de biocombustíveis e do hidrogênio e o desenvolvimento do powertrain a combustão mais eficiente.

Como explica o presidente da Bosch, com o emprego crescente de novas tecnologias, exigidas pelo consumidor e pela legislação, os veículos tornam-se cada vez mais sofisticados, tomando o espaço dos carros populares. Ao mesmo tempo, acontece na indústria automotiva o avanço da economia circular. “Não se trata de algo totalmente novo. Trabalhamos no reaproveitamento de recursos há muito tempo”, enfatiza Perez nesta entrevista.

Veja entrevista

Fonte: Automotive Business

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