O impacto do arraste lateral na segurança e na vida útil dos pneus de carga


O desgaste por arraste é derivado de uma má condição de uso e impacta na segurança e na vida útil do pneu
O impacto do arraste lateral na segurança e na vida útil dos pneus de carga

Por sua própria proposta de uso, os pneus de carga são frequentemente submetidos a grandes esforços. E esses esforços, quando somados a características anormais de aplicação, podem afetar a sua vida útil. Um bom exemplo é o desgaste por arraste, onde o pneu apresenta sinais de escorregamento lateral, podendo ter todas as barras ou blocos da banda de rodagem danificados.

Em casos mais extremos, essa condição pode criar rebarbas laterais, trincas e até mesmo arrancamentos na região dos ombros e das arestas dos sulcos. Pneus montados em carretas durante manobras e pneus montados em veículos que possuem geometria fora de tolerância por conta de falta de alinhamento ou por componentes danificados são, geralmente, os principais causadores dessa condição que acarreta muitos prejuízos. É importante ter em mente que a falta de rodízio, de balanceamento, de alinhamento e a ausência da checagem periódica de pressão agravam ainda mais essa condição de desgaste.

“O condutor também tem um papel relevante no sentido de minimizar o desgaste por arraste, evitando manobras fechadas, como as realizadas em pátios estreitos, reduzindo a velocidade durante o processo, carregando o veículo nos limites estabelecidos pelo fabricante e, principalmente, verificando periodicamente o alinhamento”, alerta Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus.

Há um expressivo prejuízo econômico nesta situação, uma vez que o desgaste por arraste é derivado de uma má condição de uso, fazendo com que o pneu não seja passível de garantia. Ele pode ainda danificar outros pneus carreta, além de aumentar o consumo de combustível.

Em seu canal no Youtube a Continental disponibiliza uma série de vídeos educativos sobre segurança e manutenção preventiva dos pneus. Visite https://goo.gl/kQsHRn

Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2020, a Continental gerou vendas de € 37,7 bilhões e atualmente emprega mais de 192.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 8 de outubro de 2021, a empresa celebrou seu 150º aniversário.

área de negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 56.000 funcionários e registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através de contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para a mobilidade segura, econômica e mais eficiente ecologicamente. O portfólio da unidade de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frota, bem como sistemas digitais de gerenciamento de pneus.

Informações
MLP Assessoria de Imprensa
Mário Pereira (MTB. 11.549) – Tel.: (11) 99125-5897 – mario@mlpcom.com.br
Karen Kornilovicz ( MTB. 25.744) – Tel.: (11) 99112-9463 – karen@mlpcom.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO