NSK reduz em 26% emissão de CO2 na fabricação de rolamento

Processo de repotencialização utiliza menos recursos quando comparado à fabricação de uma peça nova
NSK reduz em 26% emissão de CO2 na fabricação de rolamento

Em um momento em que as empresas buscam alternativas para reduzir a emissão de dióxido de carbono, a NSK, uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos, tecnologia linear e sistemas de direção, revela que estudos realizados pela área de Engenharia de Aplicação e Serviços da multinacional, evidenciaram que, quando comparados os processos de repotencialização e fabricação de um rolamento novo – sem contar o processo de obtenção do aço – as emissões de CO2 foram reduzidas em 26%.

“Nossa base de estudos e cálculos foi efetuada utilizando uma ferramenta de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa”, explica Daniel Vieira De Almeida, Supervisor de Engenharia & Serviços da NSK.

Segundo o profissional, a repotencialização é uma tecnologia que proporciona o aumento da vida útil do rolamento com a restauração da condição operacional das peças que apresentaram o princípio do mecanismo de falha (sem atingir fadiga de material ou avaria impactante na performance) durante operação ou em inspeções de manutenções programadas.

“Consequentemente, a prática promove a redução de custos, maior disponibilidade operacional das máquinas e equipamentos e a redução de impactos ambientais com a economia de recursos naturais e energia. A economia gerada pode ser de até 70% quando comparada com a fabricação de um rolamento novo”, afirma Daniel.

Rolamentos Autocompensadores de Rolos Esféricos, Rolamentos de Rolos Cilíndricos, Rolamentos Axiais Autocompensadores de Rolos, Rolamentos de Rolos Cônicos e Rolamentos de Esferas (Radiais e Axiais) são modelos que fazem parte do programa. Entre as principais vantagens, além da extensão da vida útil e redução dos custos de manutenção e a expressiva redução do impacto ambiental, estão a redução de paradas emergenciais e do tempo de inatividade das máquinas e equipamentos, a revitalização e redução do estoque, a redução do custo em aquisição de rolamentos (maior lucro) o feedback sobre a aplicação, as ações corretivas e preventivas relacionadas à análise de falhas e o serviço especializado direto do fabricante.

O serviço de repotencialização da NSK pode ser executado em rolamentos industriais de todas as principais marcas fabricantes e que são aplicados nos mais diversos segmentos industriais, como Metais, Siderurgia, Mineração, Papel e Celulose, Açúcar e Álcool, Químico e Petroquímico, processamento de Cimentos e Minérios, Marítimo, Petrolífero, Automotivo, Ferroviário, Alimentos e Bebidas e Automotivo.

Sobre a NSK

A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos, tecnologia linear e sistemas de direção. Da indústria ao setor automotivo, suas dezenas de soluções, peças e serviços fazem parte do dia a dia das pessoas. A empresa está no Brasil desde a década de 70, com fábrica instalada na cidade de Suzano, em São Paulo, e atende diferentes mercados com qualidade comprovada pelas certificações ISO 9001, ISO/TS 16949 e ISO 14001. Globalmente, soma mais de um século de existência, 64 fábricas em 13 países, 16 Centros Tecnológicos, sendo um deles localizado no Brasil, 118 escritórios de vendas em 30 países e um total de 30,7 funcionários. Saiba mais em www.nsk.com.br.

Informações
KB!Com
Priscila Palacio
priscila@kbcomunicacao.com.br
(11) 4332-9808 / (11) 97112-5840

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO