Norma ABNT para Vendedor de Peças e Acessórios está em vigor


Norma foi publicada no final de outubro e está disponível no site da ABNT
Norma ABNT para Vendedor de Peças e Acessórios está em vigor

Conquista de todo mercado brasileiro de reposição – por iniciativa do Sincopeças-SP e Sincopeças Brasil – a Norma Técnica para Qualificação Profissional de Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos foi aprovada e já publicada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sob número 16999:21. A norma estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de vendedor de peças e acessórios para veículos, em seus mais diversificados aspectos, desde atender, orientar e conhecer os vários tipos de consumidores, funcionamento do veículo e seus sistemas, interpretar embalagens de autopeças e acessórios até o conhecimento específicos de códigos de aplicação.

O projeto, deflagrado pelo Sincopeças-SP e coordenado pelo presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, com secretaria de Luiz Sérgio Alvarenga, diretor da Alvarenga Projetos Automotivos, contou com apoio de profissionais do mercado, varejistas, atacadistas, indústrias de autopeças, instituições de capacitação, entidades, profissionais da imprensa especializada, que contribuíram sobremaneira para o sucesso desse importante trabalho em prol do comércio de autopeças no Brasil.

Para o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, a norma tem objetivo premente de buscar resultados promissores para as empresas de autopeças. “Entre as medidas mais recentes que nossa entidade tem conquistado está a normalização para a profissão de balconista do nosso segmento, hoje já denominados muito apropriadamente Vendedores de Peças e Acessórios para Veículos.  Através da regulamentação da ABNT, proporcionaremos a esses profissionais segurança e assertividade para o exercício do trabalho, com objetivo premente de buscar resultados promissores para as empresas de autopeças. Afinal, nosso País tem uma frota de veículos que precisa de cuidados; veículos que a cada dia ficarão mais modernos e com mais tecnologia, garantindo aos usuários maior mobilidade e segurança”, assegura Carvalho.

O secretário, Luiz Sérgio Alvarenga, demonstrou-se orgulhoso por atuar em mais esse episódio da reposição automotiva, contribuindo para a evolução do comércio de autopeças, seja ele varejista ou atacadista. “O importante é que caminhamos para uma efetiva profissionalização do segmento com a publicação da primeira norma técnica do Brasil nessa área”, diz Alvarenga.

Ferramenta vital

O trabalho para criação do projeto da norma Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos foi iniciado em 2019, com solicitação junto à ABNT, que constituiu Comissão de Estudos, coordenada pelo presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, e secretariada por Luiz Sérgio Alvarenga. “Fizemos um longo trabalho de mais 12 meses, com produtivas reuniões, discussões e amplo debate com consumidores, produtores e neutros, e em 29 de outubro deste ano tivemos a norma publicada após consulta pública de 60 dias”, relata Alvarenga.

Para o consultor, o trabalho transparente demonstra a evolução desse segmento para a criação de uma ferramenta vital para orientar as indústrias quanto à profissionalização do setor, assim como de utilização do próprio comércio de autopeças em todo País, no que tange a cargos e salários, indicadores de produtividade e investimentos em capacitação, como também para evolução e crescimento do próprio profissional, que passa agora a integrar um mercado mais profissionalizado, com documentos acreditados publicamente, como é o caso de uma norma ABNT. “Esse é um trabalho muito bonito, que tive a grata felicidade de participar, idealizado pelo Sincopeças, que contou com forte apoio e grandiosa colaboração do Sincopeças São Paulo, através do presidente Heber Carvalho, que não poupou esforços em dar a sua contribuição como empresário do setor, e que nos possibilitou chegar, junto com outros Sincopeças do Brasil, a esse desfecho maravilhoso para o setor. E quem ganha é toda a reposição automotiva. Parabéns a todos por esse feito”, comemora Alvarenga.

Para adquirir a norma acesse o site da ABNT pelo link https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?Q=MVA5Si9FTG5XYndNZmIxMnZGWUJBc0ZVdXBJaEQ3QTVLeEMvUEZNMzNIYz0=

Informações
Imprensa Sincopeças-SP
Robson Breviglieri
MTb. 13.084 – SP
11 997791091
imprensa@sincopecas.org.brwww.portaldaautopeca.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO