No evento de aniversário de 27 anos, IQA homenageia Ingo Pelikan


Cerimônia festiva ocorreu no edifício do Instituto, na Vila Cordeiro, capital paulista, e teve a presença de nomes importantes da Qualidade do setor automotivo
No evento de aniversário de 27 anos, IQA homenageia Ingo Pelikan

Na quinta-feira (26.05), aconteceu na sede do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, na Vila Cordeiro, na Zona Sul de São Paulo, uma cerimônia de comemoração do aniversário do Instituto que, no dia 18 de maio, completou 27 anos. A reunião foi marcada pela homenagem ao diretor-presidente (gestão 2013/2020), Ingo Pelikan, que passa agora a dar nome ao prédio do Instituto.

“Não vou fazer agradecimentos individuais porque todo mundo tem seu pedacinho aqui nesta placa, todos que ajudaram muito nesta história. E tenho certeza que o futuro do IQA será brilhante, vejo muitas coisas boas para o setor automotivo e para sociedade, que precisa de ajuda também. Muito obrigado de coração”, disse Pelikan.

O evento reuniu apenas membros atuais e antigos da diretoria executiva, conselho diretor e superintendência do IQA, além de colaboradores em função da pandemia da Covid-19.

De cima para baixo, da esquerda para direita: Alexandre Xavier, Claudio Moyses, Douglas Palma, Mario Guitti; Celso Gonçalves, Elias Mufarej, Luiz Antonio Bragatto, Priscila Marincolo, Maurindo Giovatto Neto; Paulo Roberto Lozano, Antonio Carlos Bento de Souza, Bruno Neri, Marcio F. Migues; Sergio Ricardo Fabiano; Jeniffer Xavier, Ingo Pelikan, Marina Nomura e Lucas Takaki

O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, reconheceu a importância de Pelikan e da nova sede do Instituto. “Percebemos o orgulho de cada um de podermos ocupar e estarmos hoje em dia nesta estrutura. Cada um dos colaboradores aqui agradece a quem ajudou a construir essa história”, falou o executivo.

Diretor-presidente do IQA entre 2013 e 2020, Ingo Pelikan realizou diversas ações para ampliar a atuação do Instituto no mercado nacional, assim como fortalecer as parcerias com organismos internacionais. Inaugurada em novembro de 2019, durante sua gestão, a atual sede proporciona excelentes acomodações para os colaboradores, clientes, parceiros de negócios e entidades parceiras. Outro ponto significativo de sua gestão foi a criação do Laboratório IQA, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Importante personalidade na cadeia automotiva, Pelikan esteve entre os melhores do setor ao ser eleito na categoria Liderança Empresarial/Fornecedores, do Prêmio AutoData, em 2020. Ele também concorreu ao prêmio de Personalidade do Ano.

O ritual com os festejos teve Xavier como mediador. Em um de seus discursos, ele destacou alguns dos avanços conquistados pelo Instituto nos últimos anos.

“Já estamos estruturados para realizar a certificação de produtos conforme a regulamentação Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a regulamentação do

exército através da sua diretoria de fiscalização de produtos controlados, ou seja, os produtos para veículos blindados. Ampliamos as diretrizes que foram encaminhadas e definidas pelos senhores [conselho e diretoria executiva]. Tivemos essa ampliação e atualização do Instituto”, destacou o superintendente.

“A certificação, os treinamentos, o nosso laboratório, tudo isso passa por um trabalho intenso de revisão de aprimoramento, que não esquece nada de incrível do que foi feito, mas que como uma base da própria qualidade, ainda pode melhorar”, finalizou.

O diretor-presidente, Claudio Moyses, frisou a união do Instituto. “Gostaria de destacar o trabalho que é feito a várias mãos com conselho, diretoria executiva e o time profissional do IQA. Vemos que todos trabalham na mesma direção, buscam os mesmos objetivos. Esse é o segredo do sucesso”, iniciou Moyses. “Somos um organismo de certificação e existe um crescimento do IQA neste segmento. Também vemos e acompanhamos a expansão da transformação digital e a questão da ESG. Queremos seguir relevantes em trazer e se antecipar a esses pontos”, concluiu.

Elias Mufarej, presidente do conselho diretor, por sua vez, valorizou o potencial da entidade. “Tenho a certeza que o IQA conquistou a confiança de todos por trabalhar com seriedade e competência. Formamos um Instituto de respeito que ao longo dos anos se colocou como uma entidade oficial da qualidade do setor automotivo”, afirmou.

Da esquerda para direita: Elias Mufarej, Claudio Moyses, Mario dos Santos Guitti, Ingo Pelikan, Samantha Pelikan e Alexandre Xavier posam para foto

Sobre o IQA

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

Assessoria de Imprensa
Alexandre de Aquino
E-mail: imprensa@iqa.org.br
Telefone: (11) 99165-6034

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO