Negociação de usados segue aquecida em outubro

Negociação de usados segue aquecida em outubro

O segmento de automóveis e comerciais leves registrou, isoladamente, alta maior, de 6,3% em relação a setembro

Segundo levantamento consolidado pela Fenabrave, o número de vendas de veículos usados – considerando todas as categorias – registrou alta de 5% na comparação com o registrado em setembro. No total, foram comercializadas 1,46 milhão de unidades em outubro, contra 1,39 milhão no mês anterior. Também houve crescimento de vendas (8,7%) em relação a outubro de 2019, quando foram negociados 1,35 milhão de unidades. Mas o acumulado do ano, com 9,7 milhões de veículos, mostra recuo de 19% quando comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de pouco mais de 12 milhões de modelos comercializados.

Considerando-se apenas o segmento de leves (automóveis e utilitários), o desempenho do setor foi melhor, com crescimento de 6,3%. Foram quase 1,1 milhão de automóveis negociados em outubro, contra pouco mais de 1 milhão em setembro. Da mesma forma, a comparação com outubro de 2019 (quando também foram vendidos 1 milhão de carros), mostra elevação neste ano, de 6,7%. Mas, como era esperado, o acumulado deste ano, com 7,2 milhões de unidades negociadas, mostra retração de 20,6% nos negócios em relação ao registrado entre janeiro e outubro de 2019, que foi de mais de 9 milhões de veículos.

“O mercado de usados vem demonstrando ótima evolução nos últimos meses. A manutenção da taxa básica de juros em um nível baixo, e o comportamento positivo em relação à inadimplência resultaram em uma melhor oferta de crédito, estimulando os consumidores, tanto para a compra de veículos novos, como para de usados”, declarou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Os segmentos de caminhões e de ônibus usados também apresentaram crescimento nas vendas, com 2,4% e 0,3%, respectivamente, na comparação com setembro. Foram 38,4 mil caminhões negociados em outubro, contra 37,5 mil em setembro. Já os ônibus praticamente mantiveram o número de unidades comercializadas (3,4 mil) nos dois meses, com uma diferença de dez unidades a mais em outubro. No acumulado, porém, as duas categorias registraram queda nas vendas em relação ao ano passado. Foram 260,3 mil caminhões negociados de janeiro a outubro deste ano, contra 306,2 mil em 2019 (retração de 15%), e 26,5 mil ônibus comercializados neste ano, frente aos 42,7 mil veículos (recuo de 37,9%) do mesmo período de 2019.

O setor de motos usadas foi mais um a registrar crescimento (1,3%) nas vendas, com 318,7 mil unidades em outubro, contra 314,7 mil modelos em setembro. O mesmo ocorre na comparação com outubro de 2019, que teve 275 mil motos negociadas, o que equivale a uma alta de 15,9%. Mas, no acumulado, houve retração de 13,6%, já que foram comercializadas 2,1 milhões de motocicletas de janeiro a outubro deste ano, contra 2,5 milhões no mesmo período de 2019.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO