Michelin celebra 40 anos de presença industrial no Brasil


Michelin celebra 40 anos de presença industrial no Brasil

Recentemente, a empresa anunciou sua estratégia “Tudo Sustentável” para 2030: Michelin em Movimento, que prevê um crescimento “com, ao redor e além dos pneus”

A Michelin, empresa francesa de mobilidade, está celebrando 40 anos de presença industrial no Brasil. Em 1981, sua primeira unidade fabril foi instalada no Rio de Janeiro, onde pneus para caminhões e ônibus começaram a ser produzidos. Desde então, a empresa cresceu e hoje possui seis complexos industriais no país, onde são desenvolvidos pneus, além de produtos e serviços em prol de uma mobilidade mais sustentável.

“Temos muito orgulho da história que estamos construindo aqui no Brasil: da instalação da 1ª unidade fabril a um portfólio hoje cada vez mais completo, de pneus e serviços. Trouxemos inúmeras inovações ao mercado – como o primeiro pneu sem câmara de ar, o pneu radial de carga e tantos outros marcos que revolucionaram a mobilidade e fizeram da Michelin uma marca líder”, afirma Feliciano Almeida, presidente da Michelin na América do Sul.

A Michelin se baseia em três pilares: pessoas, planetas e performance. Recentemente, a empresa anunciou sua estratégia “Tudo Sustentável” para 2030: Michelin em Movimento, que prevê um crescimento ‘com, ao redor e além dos pneus’. Entre as ambições da empresa para os próximos 10 anos está o compromisso em crescer a porcentagem de mulheres em cargos de gestão para 35%. Em meio ambiente, o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono até 2050, além de aumentar em 40% o uso de matérias-primas sustentáveis em todos os seus produtos (100% até 2050). Em performance financeira, a meta é crescer em média 5% ao ano as vendas entre 2023 e 2030 com destaque para 20% a 30% em negócios não relacionados a pneus.

Os temas diversidade e inclusão também são foco na agenda da empresa. No Brasil, a Michelin acaba de se unir ao MOVER (Movimento pela Equidade Racial), organização formada por mais de 40 empresas nacionais e multinacionais com o objetivo de transformar as organizações e permitir a construção de processos e ações de maneira mais igualitária.

“Atualmente, temos mais de 8 mil colaboradores no Brasil e estamos cada vez mais focados na diversidade e inclusão. Estamos em movimento, estamos construindo a mudança, em direção a um lugar de respeito e conquistas para todas as pessoas”, finaliza o Feliciano.

LINHA DO TEMPO MICHELIN NO BRASIL

1981 > inauguradas as 1ªs unidades industriais da Michelin no Brasil (RJ): Campo Grande (produção de pneus de caminhões e ônibus) e Itatiaia (fios e cabos de aço) / Em julho de 1981, foi fabricado o primeiro pneu no país.

2021 > Portfolio cada vez mais completo, produzido em 6 complexos industriais no Brasil, em prol de uma mobilidade sustentável (com pneus, ao redor dos pneus e além dos pneus):

– 4 unidades industriais (pneus de caminhões, ônibus, carros, agrícolas, mineração, terraplanagem, motos e bicicletas)

– Conveybelts (correias transportadoras)

– Camso (pneus para uso fora da estrada, rodas, esteiras de borracha e sistema de esteiras)

– Michelin Ouro Verde Bahia (beneficiamento de borracha natural, matéria-prima para pneus) > Michelin é a única fabricante que possui o ciclo completo do pneu no Brasil (https://www.michelin.com.br/corporativo/sustentabilidade/movb)

– Sascar (gerenciamento de frotas)

Fonte: Textual Comunicação

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO