Michelin amplia portfólio para caminhões com renovação da linha X Multi

Tecnologia dos novos pneus reduz consumo de combustível, taxa de desgaste e emissão de CO2 com garantia de outras performances
Michelin amplia portfólio para caminhões com renovação da linha X Multi

Com design e características inovadoras, os novos pneus da linha X Multi Michelin para frotas de caminhões oferecem em comum três vantagens aos clientes: menor custo total de operação, mais segurança e menos impacto ambiental. Isso se dá devido ao uso de tecnologias avançadas na confecção dos novos pneus da família X Multi, com três novos modelos. 

Segundo a Confederação Nacional do Transporte, a qualidade do pneu – e, consequentemente, a redução no consumo de combustível – pode diminuir a emissão de CO2 do veículo em até 13%. Os altos custos operacionais, a ocorrência de acidentes e as paradas não programadas estão entre as principais reclamações dos frotistas. Ainda de acordo com a CNT, 50% dos custos variáveis – que inclui diesel, pneu, manutenção, e lubrificante – são impactados pela qualidade do pneu.  

As novas soluções vêm para sanar essas e outras questões ao lançar mão de tecnologias avançadas. As principais são a REGENION,  que garante uma taxa mínima de desgaste da banda de rodagem, reduzindo a resistência ao rolamento e menor consumo de combustível, além de manter a aderência do pneu mesmo ao longo de toda a sua vida; a INFINICOIL (presente nos pneus direcionais), cabo de aço único que envolve toda a carcaça, dando mais resistência a sobrecargas e, portanto, menos desgaste irregular e mais estabilidade ao longo da vida útil do pneu, além de auxiliar na redução do consumo de combustível e aumentar a capacidade de carga do pneu.

Os novos modelos: 

X Multi Z2 

Mais longevidade e segurança sem comprometer as outras performances: esta é a maior inovação do novo pneu que reforça o seu posicionamento de líder de mercado em durabilidade na primeira vida e vida-carcaça, com aprimorada resistência a estouros e perda repentina de pressão. 

Com redução de 13% na resistência ao rolamento, os pneus da X Multi Z2 possuem taxa de desgaste 24% menor em relação ao X Multi Z+. Outra mudança é em relação à quilometragem: aumento de 14% no transporte rodoviário de passageiros e de 10% no transporte de carga rodoviária. 

Os riscos de acidentes também foram mitigados através do uso de tecnologias inovadoras. O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste e emissão de CO2. 

A carcaça da linha X Multi Z2 foi reforçada para aumentar a resistência a estouros e perda repentina de pressão. A mudança reduz a necessidade de paradas não programadas e imprevistos. Com maior disponibilidade de frota, menor o gasto com manutenção. 

X Multi Energy Z&D 

Os pneus X Multi Energy Z&D são 3,4kg mais leves que a linha anterior, a Z+, com redução de 4% de matéria-prima. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e até 16% menor resistência ao rolamento que a versão anterior.  

Os resultados dos testes sobre eficiência energética e desgaste de pneus, tanto internos, como os auditados pela DEKRA, foram animadores: os modelos apresentaram redução de 4,7% de combustível, e consequentemente menor emissão de CO2 em comparação com os principais concorrentes do mercado. Para os testes foram usados 10 conjuntos de caminhão trator acoplados a 10 semirreboques de 3 eixos distanciados. 

Se os pneus forem usados em conjunto com as soluções da Michelin Conected Fleet by SASCAR, o potencial de redução do consumo de combustível do veículo praticamente dobra o valor: a economia total de combustível da frota chega a 9,2% (4,7% do pneu + 4,5% de economia com gestão e telemetria, com câmara de fadiga, rotograma falado e black box). 

X Multi Energy Z 

Além da redução de consumo de combustível proporcionada pelo conjunto Energy Z&D, o pneu X Multi Energy Z apresenta ainda taxa de desgaste 12% menor que a versão anterior, gerando menos particulados ao longo de sua utilização. 

As tecnologias da linha X Multi Energy Z proporcionam maior resistência a choques, perfurações e infiltrações, trazendo maior quilometragem total do pneu e redução de custos totais de operação. 

Com arquitetura inovadora, a linha tem maior capacidade de carga (cerca de 7,5T) e mais estabilidade. Os riscos de acidentes também foram mitigados através do uso de tecnologias. O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada ao longo de toda a sua utilização, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste.  

X Multi Energy D 

Os pneus da linha X Multi Energy D são 3kg mais leves que a linha anterior, a D2, e  apresentam uma redução de 14% na resistência ao rolamento sem perder a aderência e mantendo a quilometragem. Possuem ainda taxa de desgaste 24% menor, apresentando redução de consumo de matéria-prima e menor geração de particulado no meio-ambiente. 

Um de seus diferenciais é o desenho inovador da banda de rodagem que através dos sulcos mais fechados no início da vida e que se abrem ao longo de sua utilização, permitem com que o pneu tenha boa aderência no seco e no molhado ao longo de toda a sua utilização, reduza a resistência ao rolamento e melhora a taxa de desgaste.  

Sobre a Michelin 

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 175 países, emprega mais de 132.200 pessoas em todo o mundo e dispõe de 67 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 167 milhões de pneus em 2022 (www.michelin.com.br). 

Sobre a MICHELIN Connected Fleet Powered by Sascar 

A MICHELIN Connected Fleet, antes Sascar, foi adquirida pelo Grupo Michelin com a finalidade de ampliar seus negócios em serviços e soluções e tornou-se um dos principais players de tecnologia de gestão de frotas no mundo. Atualmente já são 1,2 milhão veículos conectados mundialmente. No Brasil e América Latina, é líder em tecnologia para gestão de frotas, oferecendo soluções que conectam o transporte para o ir e vir de cargas e pessoas. Com modelo exclusivo de contrato de locação que não demanda investimento em compra de equipamento ou gastos com manutenção.

Informações
Textual Comunicação
Aline Gomes
Assessora de Comunicação
(21) 3206-6204 (21) 97891-5497 www.textual.com.br

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO