Mercedes-Benz vai eletrificar metade das vendas de caminhões até 2030, inclusive no Brasil

Plano para reduzir emissões de carbono da companhia será acompanhado pela operação local (Por Giovanna Riato, AB)
Mercedes-Benz vai eletrificar metade das vendas de caminhões até 2030, inclusive no Brasil

As fabricantes de veículos anunciam metas cada vez mais ambiciosas de eletrificação globalmente. No caso dos veículos pesados o desafio é maior, já que carregar bateria para armazenar energia pode significar redução na capacidade de carga em alguns casos. A Mercedes-Benz pretende contornar esse obstáculo e anuncia que metade das suas vendas de caminhões será de modelos eletrificados ou a célula de hidrogênio em 2030.


Leia também:
– Mercedes-Benz pondera sobre novos investimentos no Brasil



O foco do plano está na Europa, mas Karin Rådström, chefe global da Mercedes-Benz Trucks, aponta que o objetivo é que o Brasil tenha os mesmo produtos que a marca vende no resto no mundo. A executiva visitou o país e participou de conversa on-line com jornalistas na quinta-feira, 13.

“O desafio não está tanto nos produtos, nos caminhões eletrificados, mas na infraestrutura para que esses veículos possam rodar com energia elétrica limpa”, enfatiza Karin.

Brasil traz desafios adicionais

Para virar realidade, o projeto de eletrificação da marca enfrentará alguns contratempos extras no Brasil, a começar pela falta de regulamentação e metas claras para a implementação de pontos de recarga. “Precisaremos trabalhar ao lado das nossas concorrentes, como o Grupo Traton e a Volvo, e com as autoridades para estabelecer esse caminho”, diz a executiva.

Segundo ela, reduzir o impacto ambiental dos veículos é a principal contribuição que a Mercedes-Benz pode fazer para a descarbonização. “Da nossa pegada de carbono, 98% vêm dos caminhões em operação, não do nosso sistema produtivo”, aponta. Ainda assim, os desafios da transição energética não parecem desencorajar Karin. “É uma honra ser parte dessa mudança positiva.”

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO