Mercado Livre e Procon-SP fazem acordo sobre reembolso e nota fiscal

Mercado Livre se comprometeu a reparar os danos no caso de entregas atrasadas, produtos defeituosos, distorção no preço ou não entrega
Mercado Livre e Procon-SP fazem acordo sobre reembolso e nota fiscal

O Procon-SP e o Mercado Livre assinaram termo de colaboração para resguardar os direitos dos consumidores que utilizam a empresa de vendas online. 

No primeiro semestre deste ano, o Mercado Livre – empresa que oferece espaços em seu site para que usuários vendedores anunciem seus produtos e serviços – teve mais de 3.500 reclamações registradas no Procon-SP. Em 2020, o total de queixas foi de 5.642.

Os principais problemas relatados pelos consumidores foram: atraso ou não entrega do produto; não pagamento de indenização (valor não restituído no caso de venda não concluída); produto entregue incompleto ou com problemas e venda enganosa.

Compra garantida

O acordo prevê que o Mercado Livre reembolse os consumidores que não receberem os produtos através do “Compra Garantida” – programa oferecido gratuitamente pela empresa que garante a devolução do valor ao comprador no caso de não recebimento do produto, produto com defeito ou em caso de arrependimento.

Segundo o Procon-SP, o Mercado Livre se comprometeu a reparar os danos no caso de entregas atrasadas, entregas de produtos defeituosos, distorção no preço ou simplesmente não entrega. O Mercado Livre também irá exigir nota fiscal dos vendedores com reclamações recorrentes e disponibilizar um canal de denúncia de uso indevido de marca.

De acordo com o documento firmado entre as instituições, o Mercado Livre removerá anúncios ilícitos a pedido do Procon-SP, além de enviar os relatórios trimestrais com a quantidade de anúncios irregulares removidos no período. Também serão removidos os anúncios que o Procon-SP e o Mercado Livre entenderem como prioridades para segurança do consumidor.

Fonte: Portal Contábeis (Com informações do Procon-SP)

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO