Menor SUV da Volvo, EX30 chegará no primeiro semestre de 2024


Modelo movido a bateria será o carro mais barato da marca
Menor SUV da Volvo, EX30 chegará no primeiro semestre de 2024

Candidato natural a modelo da marca mais negociado  no mundo e  especialmente em mercados de menor poder de compra, como o brasileiro, foi apresentado mundialmente em Milão, Itália, nesta quarta-feira, 7, o EX30, menor SUV da história da Volvo.

A referência ao nosso mercado não é gratuita. A própria montadora sueca já anunciou que o novo utilitário esportivo, movido exclusivamente a eletricidade, chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2024. Ele será a opção de entrada na linha e deve custar, portanto, abaixo dos R$ 330 mil, valor pedido pelo XC40 Recharge.

“O EX30 pode ser nosso menor SUV, mas é um grande negócio para nossos clientes e um grande negócio para nós como empresa. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso”, afirmou o CEO da marca sueca, Jim Rowan.

O modelo mede 4,23 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,65 m de entre-eixos, porte  assemelhado ao do  Caoa Chery Tiggo 5X, por exemplo. Mais uma vez, o modelo estará repelto de tecnologias, como tradição da marca.

A Volvo permite até mesmo que o consumidor escolha entre dois tipos de bateria, o que, naturalmente, resultará em preço final maior ou menor.  Uma, mais indicada para quem faz uso predominantemente urbano, a LFP, de fosfato de ferro e lítio de 51 kWh (272 hp), mais econômica na produção e capaz de levar o SUV aos 100 km/h em 5,7 segundos, com autonomia de 350 km.

LEIA MAIS

→ Volvo Cars quer dobrar vendas este ano

Para um alcance maior e desempenho superior, o EX30 dispõe da bateria  NMC, que utiliza lítio, níquel, manganês e cobalto. Com ela, pode-se percorrer até 480 km, segundo o ciclo. São 69 kWh (272 hp). O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h cai para 5,3 segundos.

Dependendo da versão e do carregador, são necessários apenas 25 minutos para carregar a bateria de 10% a 80%. Por meio do display central do carro e do aplicativo,  é possível definir a amperagem, o nível máximo de carga e quando deseja iniciar a carga.

O  EX30 é o primeiro Volvo a utilizar  a nova geração do Park Pilot Assist, que manobra em diversos tipos de vagas de estacionamento, incluindo curvas, paralelas, perpendiculares e diagonais. As atualizações dos softwares do SUV são over-the-air (OTA).

A Volvo enfatiza que o novo modelo permitirá ampliar, e muito, o público potencial da marca. “Há uma demanda crescente de consumidores em todo o mundo por SUVs premium pequenos e totalmente elétricos”, sustenta a montadora, que garante que o modelo terá preço semelhante ao de um carro a combustão nos  principais mercados.

“Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico”, ressalta Rowan. “Com o EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam.”

Fonte: AutoIndústria – Fotos: Divulgação

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO