Manutenção preventiva dos pneus garante segurança na estrada


Desgaste dos pneus, componentes de segurança e sistema de freios necessitam de revisão antes da viagem
Manutenção preventiva dos pneus garante segurança na estrada

O Carnaval está chegando! Para garantir a segurança de todos no trânsito, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) reuniu cinco dicas muito importantes para os motoristas viajarem e aproveitarem a folia com tranquilidade. Antes de aquecer os motores e pegar a estrada, é necessário verificar as condições dos principais itens do veículo, como o desgaste do conjunto de pneus, componentes básicos de segurança e sistema de freios.  

Confira 5 dicas para viajar no Carnaval com segurança:

1 – Desgaste dos pneus: verifique as condições de uso dos pneus por meio do indicador de desgaste TWI, saliência de borracha localizada na banda de rodagem do produto. Lembre-se de sempre calibrar os pneus antes de viajar, incluindo o estepe.

2 – Sistema de freios: é extremamente importante garantir que os freios estejam funcionando bem antes de dirigir, principalmente em vias de alta velocidade. Durante a revisão do veículo, lembre-se de incluir os componentes do sistema de freios.

3 – Sistema elétrico: cheque o funcionamento dos faróis, luz de ré, pisca-alerta e faróis alto e baixo. As luzes auxiliam na comunicação com outros motoristas, portanto, são essenciais para a segurança de todos no trânsito. 

4 – Componentes de segurança: esteja precavido para possíveis imprevistos durante a viagem. Para isso, verifique se a borracha dos limpadores de para-brisa não está ressecada e se o macaco, chave de roda e triângulo estão em boas condições. Caso encontre alguma irregularidade, substitua imediatamente o produto com defeito.

5 – Se beber, não dirija! – Dirigir sob efeito de bebida alcoólica é uma prática proibida por lei, conforme o Código de Trânsito Brasileiro – Lei Nº9.503. Quem comete essa infração recebe multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, resultando no recolhimento da CNH. Não vale a pena!

Aproveite a folia com segurança e responsabilidade.

Sobre a ANIP  

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 22 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 29,5 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 848,8 mil pessoas de forma indireta. 

A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.050 pontos de coleta distribuídos por todo o país.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO