Mangels investe em tecnologia e passa a ser fornecedora da Stock Car

Líder na fabricação de rodas de alumínio no Brasil aperfeiçoa processos de produção e leva sua expertise para a Stock Car
Mangels investe em tecnologia e passa a ser fornecedora da Stock Car
As rodas da Mangels desenvolvidas especialmente para a Stock Car

Quando se fala em automobilismo e indústria, geralmente trata-se de uma via de mão única. As tecnologias saem das pistas para chegar aos automóveis. Porém, ao se tornar a fornecedora da Stock Car, a Mangels mostrou o contrário, levando expertise na fabricação, investimento em inovação e excelência no fornecimento de rodas às montadoras até a principal competição automobilística brasileira. 

Foram dois anos de desenvolvimento até a Mangels firmar a parceria com a Stock Car Pro Series. Para se tornar a fornecedora exclusiva de rodas de alumínio da tradicional categoria automobilística, a empresa brasileira trabalhou em diferentes frentes, investiu em automação na unidade de Três Corações (MG) e criou novos processos industriais.

“Foi um grande desafio produzir estas rodas e é gratificante ter em nossa fábrica um produto robusto, de altíssima performance, e saber que as rodas dos carros da Stock Car são da Mangels”, diz Ivan Ciruelos, diretor presidente da Mangels.

Novos processos da Mangels para a Stock Car

Entre os novos processos, a Mangels investiu pesado em unidades automatizadas. Afinal, competições automobilísticas – e com a Stock Car não é diferente – demandam padronizações nos componentes mecânicos, processos de produção e qualidade. 

“Nossas rodas possuem um elevado padrão de precisão para que os pneus da Stock Car que são calçados pelas rodas da Mangels não girem em falso em nenhum momento, não só por segurança, mas principalmente pelos valiosos décimos de segundo que fazem a diferença em uma competição de automobilismo.”

“A roda não pode ter variação de peso e de tamanho porque isso impacta na competitividade. Para atingir esse desafio, investimos em todo o processo e controle de confecção da roda com células robotizadas”, explica Elio Pereira da Silva, diretor de engenharia de Rodas da Mangels. 

Desafios que já fazem parte do DNA da empresa. Com 95 anos de história e tradição, a Mangels é líder do mercado brasileiro de rodas de alumínio OEM (equipamento original).

Isso implica em inovações constantes na produção e em novas tecnologias. Além do processo de usinagem automatizado, a Mangels é a única fabricante de rodas de alumínio da América Latina com uma linha de pintura acrílica automática.

A parte estética também recebe novidades constantes. Isso porque as rodas são itens fundamentais na composição do estilo de um carro. Com a aplicação cada vez maior de peças diamantadas, a companhia adotou novas tecnologias de acabamento.

Uma destas novidades é o chamado efeito “camaleão”. A Mangels desenvolveu um verniz especial que faz com que a roda mude de cor conforme a incidência de luz. Uma roda diamantada, por exemplo, pode ter diferentes nuances de tons escuros conforme a posição do veículo.

“A roda é o sapato do carro. E ele tem de estar bem calçado. Esse efeito de mudança da luz traz esportividade e um requinte maior”, afirma Elio. 

Inovações sustentáveis da Mangels

Rodas de Eco-Alumínio da Mangels já são exportadas para os EUA

Os avanços da Mangels também estão alinhados com a mobilidade sustentável. Fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento interno de diferentes ligas de metal, a empresa lançou uma linha de rodas feitas a partir de Eco-Alumínio.

Oriundo de uma fonte renovável, o material colabora para a descarbonização do meio ambiente. Não só na redução na emissão de CO2 na atmosfera, como também no uso racional das reservas minerais do planeta. Além disso, ajuda a empresa a atingir suas metas de sustentabilidade e traz diversificação e diferenciais para o portfólio verde da companhia.

“O Eco-Alumínio é focado na economia circular. Mudamos processos para usar alumínio reciclado e já obtivemos sucesso. Com este novo processamento de matéria-prima, substituindo o alumínio primário, nossos projetos protegerão ainda mais o planeta, além de manter a qualidade e resistência dos produtos Mangels”, destaca .

O Eco-Alumínio já está nas rodas da Mangels exportadas para os Estados Unidos. No mercado brasileiro, a Mangels faz demonstrações para fabricantes locais, que já estudam e testam a aplicabilidade dos produtos. 

Uma marca multinacional

Além dos Estados Unidos, a presença internacional da Mangels também é forte no Mercosul. Ao mesmo tempo, a empresa está em prospecções para ampliar o leque de exportações.

“Vislumbramos oportunidades no mercado norte-americano, até pela mudança da economia mundial, que parte agora para uma regionalização. Além do interesse de clientes nos Estados Unidos, estamos olhando fornecedores na Ásia e no México”, adianta Ivan Ciruelos.

Mesmo com a concorrência forte de fabricantes asiáticos, a Mangels acredita no potencial do mercado brasileiro e internacional. Para tal, se vale de seu know-how.

“O mercado brasileiro é o oitavo no mundo. Tendo uma boa participação no Brasil, temos vantagens para competir em outros países. Temos que trabalhar nesses dois pontos para ir ao mercado internacional: excelência operacional e escala”, explica o diretor presidente da Mangels.

Hoje, a companhia tem entre os clientes no mercado brasileiro os principais grupos automotivos, Stellantis (Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep), Toyota, Honda, Mitsubishi, Suzuki, Renault, Nissan, Volkswagen e Chery.

E dentro da lógica de excelência, a Mangels é uma referência e tem um reconhecimento indiscutível no setor. A companhia já foi eleita, por inúmeras vezes, uma das melhores fornecedoras de diferentes fabricantes de veículos. 

Marcas como Honda. Mitsubishi, Nissan, Suzuki e Toyota, já reconheceram a Mangels nos últimos cinco anos entre os melhores fornecedores. Tais premiações que exigem não só um produto economicamente viável em diferentes aspectos, como também diz respeito à qualidade e entrega.

“A produção de uma roda envolve inúmeros e complexos processos industriais. Para você ser uma empresa premiada por montadoras, é fundamental ter excelência operacional em toda a cadeia produtiva”, destaca Ivan.

Expansão dos negócios

Depois de uma revisão de suas operações no país e de um reposicionamento no mercado, a Mangels também investe em outro segmento onde tem tradição de produtos e atuação. 

No setor de cilindros de ar para a indústria automotiva, a empresa tem forte participação no Mercosul, mas estuda possibilidades de exportações.

Sem esquecer que a experiência na Stock Car pode abrir portas para outras atuações no segmento automobilístico. O fornecimento de tanques de ar para competições de veículos pesados ou fora de estrada, no Brasil e na Argentina, não estão descartados.

“A Stock se apresentou como grande oportunidade para a Mangels se apresentar para os nossos clientes. Queremos estar mais próximos dos apaixonados pelo automobilismo, compreendendo as necessidades dos consumidores”, explica Ivan.

“Em quase 100 anos a Mangels sempre investiu e continuará investindo no Brasil. Diante de dificuldades, enxergamos amplas oportunidades. Somos uma empresa nacional, com visão estratégica e de longo prazo, e com executivos que entendem da cultura e compromisso com o país”, diz Fabiano Moraes, diretor Financeiro da companhia.

Fonte: Automotive Business

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