Líder no segmento de reposição do País, a marca Magneti Marelli possui o maior portfólio para sistemas de arrefecimento do mercado de reposição brasileiro. Com um catálogo de mais de 1.000 produtos, a marca oferece componentes desenvolvidos e homologados nos padrões de equipamentos originais para as linhas leve, pesada, agrícola, além de veículos utilitários.
Entre os componentes do sistema, vale destacar aqueles da linha térmica, que oferece um catálogo com mais de 500 produtos destinados a manter os motores à combustão sempre na temperatura ideal de funcionamento, conforme o projeto original dos veículos, evitando, assim, o desgaste acentuado de componentes além de reduzir a emissão de poluentes.
O principal componente do sistema de arrefecimento é o radiador, responsável por transferir o calor gerado pelo motor para o ambiente através do fluido de arrefecimento. Esse fluido circula por câmaras internas do motor, absorvendo o calor, e passa por dentro do radiador, através de um tipo de serpentina confeccionada com tubos de alumínio, que potencializa a troca de calor com o meio ambiente, reduzindo a temperatura do fluido, que volta a circular por dentro do motor, num ciclo constante que visa manter a temperatura do motor controlada. Além da função principal da troca de calor, o fluido de arrefecimento também protege os componentes internos do motor com os quais tem contato.
Atualmente, o portfólio de radiadores Magneti Marelli conta com 165 códigos para a linha leve e 65 para a linha pesada. Além dos radiadores, a Linha Térmica Magneti Marelli possui um amplo portfólio de eletroventiladores, intercoolers e condensadores, entre outros.
Solução completa para sistemas de arrefecimento
O portfólio para sistemas de arrefecimento da Magneti Marelli, além dos itens da Linha Térmica, também é composto por produtos como Fluido para radiador, Bomba d’água, Válvulas Termostáticas, Interruptores Térmicos e lançado mais recentemente, a linha de Mangueiras para Intercooler.
A Magneti Marelli oferece dois tipos de fluídos (líquido) de arrefecimento: o Base Glicol e o Anticorrosivo. O fluído Base Glicol é um líquido de arrefecimento de alto desempenho, encontrado em duas versões: pronto para uso e concentrado. Essas versões contêm glicóis para uma eficiente gestão térmica com funções antifervura, anticongelante, além de garantir a lubrificação do sistema. São compostas, também, por componentes químicos orgânicos inibidores de corrosão com alta performance na proteção dos componentes, eficientes contra cavitação, eletrólise e formação de depósitos, evitando incrustações e garantindo a troca térmica.
Já o fluído anticorrosivo foi desenvolvido para evitar corrosão e cavitação nos sistemas de arrefecimento de veículos leves movidos à gasolina, álcool e GNV. Com inibidores inorgânicos de alto desempenho, esse fluído prolonga a vida útil dos componentes ao reduzir desgastes e a formação de espuma no líquido de arrefecimento.
A bomba d’água é utilizada no sistema de arrefecimento de motores à combustão interna com a função de gerar fluxo, fazendo o fluido de arrefecimento circular pelo motor – bloco e cabeçote – até atingir o radiador, onde ocorre a troca de calor com o ar externo. As bombas d’água Magneti Marelli são produzidas com materiais de qualidade para atender às mais rigorosas exigências do mercado, com a precisão requerida para uma perfeita integração ao sistema de arrefecimento do veículo.
As válvulas termostáticas se destacam pelo elevado padrão de qualidade, pois são essenciais para os sistemas de arrefecimentos de motores automotivos dotados de refrigeração líquida. Elas controlam a passagem do fluxo do líquido de arrefecimento do motor para o radiador e ficam localizadas entre o s dois, conectando-os através de uma mangueira específica.
O interruptor térmico tem a finalidade de ligar e desligar o ventilador elétrico (ventoinha). Ao atingir a temperatura de acionamento definida pelo fabricante conforme o projeto do motor, o interruptor aciona a ventoinha, que proporciona maior fluxo de ar passando pelo radiador com a consequente redução da temperatura do fluido de arrefecimento. Ao retornar à temperatura mínima especificada, o interruptor térmico desliga a ventoinha.
Completando o pacote de componentes Magneti Marelli para sistemas de arrefecimento, vêm as mangueiras para intercoolers, produzidas em silicone de alta performance e responsáveis por conduzir o ar comprimido e aquecido pela turbina de turbocompressores para o intercooler.
Referência no mercado de reposição
As marcas Cofap e Magneti Marelli oferecem ao mercado mais de 70 famílias de produtos destinados às linhas leve, pesada a de duas rodas, que podem ser encontradas em todo território nacional graças à maior rede de distribuição do Brasil, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais.
Além disso, as marcas também são referência de mercado no conceito de marketing de serviços no pós-venda, com equipes promocionais próprias, com técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição, em nível nacional: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.
Mais informações sobre os produtos Magneti Marelli podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre os produtos Magneti Marelli podem ser obtidos por meio do atendimento ao consumidor 0800-0191638.
Fonte: Balcão Automotivo