Luporini celebra 100 anos

Ao longo de sua trajetória, ela se renovou várias vezes, superou diversos planos econômicos e adversidades do mercado e se tornou uma referência nacional em rolamentos e autopeças
Luporini celebra 100 anos

Por Silvio Rocha e Karin Fuchs

Chegar à marca de 100 anos não é para qualquer uma. No Brasil, estima-se que apenas 0,1% das empresas seja centenária e a Luporini é uma delas. Fundada em 1923, pelo italiano Marcello Luporini, na ocasião, o empreendedor viu uma oportunidade para atender a demanda do mercado de rolamentos automotivos e industriais. Em 1925, foi lançado o primeiro catálogo da Luporini e logo a empresa se tornou conhecida nacionalmente não apenas no setor de rolamentos, mas também de autopeças. 

No comando da empresa, o CEO, Guido M. Luporini, relembra que o seu pai começou com a representação da RIV Rolamentos. “Outros distribuidores começaram da mesma forma, representando empresas. São histórias bonitas de empreendedores que foram crescendo no Brasil, mesmo com todas as dificuldades. Logo após a 2ª Guerra Mundial, o meu pai passou a representar a Fiat e outras marcas, como a Simca, Volvo e Atlas Copco”.

De lá para cá, a Luporini vivenciou diversos planos econômicos, ao mesmo tempo em que desenvolveu muitas parcerias. “Para chegar aos 100 anos é preciso atravessar várias tempestades, um mar revolto, cheio de impostos. É preciso pelo menos 100 anos de trabalho árduo e ter um bocado de sorte, trabalhar muito e quando o cavalo passa arreado, temos que pular em cima dele”, comentou Sr. Guido Luporini, no evento realizado no estande da empresa na Automec’23, alusivo aos 100 anos, em referência à expressão que diz que o cavalo não passa arreado duas vezes na sua porta, por isso, é preciso estar preparado para a grande oportunidade.

Consolidação

Ao longo da trajetória da Luporini, foram várias fases de fabricação de produtos, importação e comercialização, “o que é natural para uma empresa longeva”, diz Guido, até a consolidação de suas três marcas próprias, a ASH (rolamentos, cubos e kits de roda, cruzetas e trizetas), KOTRA (cilindros e atuadores de embreagem, radiadores de óleo e eixos comando, balancins e tuchos de motor, correias e juntas de motor e cilindros de freio) e WORX (coxins e batentes de suspensão, fechaduras e maçanetas para vans, mangueiras e coifas em geral).

Atualmente, 70% dos produtos são importados e o seu portfólio atende principalmente a vans e pick-ups, mas com amplo portfólio de aplicações para automóveis, principalmente nas linhas de cubos e rolamentos de roda. Sr. Guido especifica que “70% das nossas vendas são da marca ASH, 20% da KOTRA e as demais, representam 10%. A nossa matriz está em São Paulo e temos um centro de distribuição no Espírito Santo que, juntos, atendem as autopeças de todo o País”. Ao lado do diretor Comercial, Antonio Carlos de Paula, o foco tem sido ampliar a base de clientes, oferecendo soluções completas. 

Catálogos Luporini (Da esq. p/ dir.) 1928 / 1929 / 1936 / 1939 / 1950

Digitalização

Além da inovação constante em seu portfólio, incluindo novidades que foram apresentadas na 15ª edição da Automec, a Luporini também apresentou na feira o lançamento da plataforma B2B. “Com ela, o objetivo é facilitar o relacionamento com os nossos clientes, conectando-os aos nossos sistemas e encurtando o ciclo de tempo no relacionamento comercial. Também apresentamos a plataforma digital PLUVEN para oferecer aos nossos clientes varejistas a oportunidade de colocarem suas lojas físicas em ambiente virtual específico para o segmento automotivo. A Pluven é um exemplo do nosso compromisso em inovar e investir em soluções cada vez mais modernas e eficientes para o setor automotivo”, comenta Guido.

Sr. Guido em uma das suas muitas viagens de negócios à China

A Automec também foi a oportunidade para a Luporini comemorar os seus 100 anos, ao lado da sua equipe, clientes, fornecedores e entidades do setor. “A Luporini tem uma história muito rica e diversificada. Estamos muito orgulhosos de chegar a essa marca histórica de 100 anos, e agradecemos a todos que contribuíram para a nossa trajetória de sucesso”, afirma o executivo.

Guido conduz a homenagem ao pai, pelos 100 anos da Luporini, na Automec 2023

Próximos 100 anos

Enfático, Sr. Guido, que sempre esteve ativo na empresa com a sua visão empreendedora, diz que quer estar aqui para as comemorações dos 200 anos da empresa e já está preparando o seu filho, também Guido, para a sucessão. “Nós já estamos nos preparando para os próximos 100 anos. Herdei a Luporini do meu pai e estou passando-a para o meu filho. Mas quero estar aqui nas comemorações dos 200 anos”. E que assim seja!

Estande da Luporini na Automec 2023

Fonte: Balcão Automotivo

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO