Linha comercial leve e pesada exigem atenção e cuidado redobrado no sistema de freios


Uso excessivo e severo dos freios aliados a falta de cuidado e manutenção faz com que os veículos se tornem potenciais protagonistas de graves acidentes
Linha comercial leve e pesada exigem atenção e cuidado redobrado no sistema de freios

A Cobreq, empresa do grupo TMD Friction, alerta para os cuidados com a manutenção do sistema de freios dos veículos das linhas comerciais leve e pesada.

Dentre essas categorias, o uso excessivo e severo dos freios aliados a falta de cuidado e manutenção faz com que os veículos se tornem potenciais protagonistas de graves acidentes, tanto em estradas como em cidades, colocando em risco a vida de seus ocupantes e de outras pessoas.

Na linha comercial leve, os componentes sofrem grandes esforços para efetuar a parada mesmo sendo veículos ágeis, com boa motorização e fácil dirigibilidade pois geralmente circulam com excesso de peso, sem as devidas manutenções preventivas (dependendo até mesmo corretivas) e seus condutores não têm ideia dos desgastes dos componentes do sistema de freios.

Já na linha pesada, veículos maiores como caminhões médios, pesados e extrapesados, este desgaste é ainda maior, devido a sua capacidade de carga. Os intervalos de manutenção preventiva também precisam ser menores, considerado como uso severo do sistema de freios.

Com isso, surgem algumas dúvidas e trazemos uma delas aqui:

Costuma-se falar que o veículo não tem freio quando em marcha à ré: Mito ou verdade?

MITO: Pois os freios devem ter a mesma eficiência independente do sentido que as rodas estejam girando. Os veículos pesados precisam de uma maior distância de frenagem, fazendo com que os motoristas se acostumem com tal demora na parada, não percebendo que a eficiência dos freios está diminuindo, devido ao desgaste natural destes componentes. Quando existe a necessidade de frear o veículo em um trajeto íngreme (subida forte), seja por falta de força no motor, erro de marcha, excesso de peso entre outros motivos, os freios devem parar imediatamente o veículo no local.

A falta de manutenção pode ter consequências fatais para os ocupantes do veículo, além de outras pessoas, pois ao ser acionado nestas condições, freios gastos e com folgas não permitem parar o veículo como esperado. Por esse motivo, algumas pessoas questionam a eficiência dos freios em uma subida, por exemplo. É a falta de manutenção agindo no sistema de freios. É recomendável que em condições severas de uso, todos os veículos devem passar por manutenções em menor intervalo de tempo do que veículos com uso comum. Importante lembrar também que deve-se sempre seguir as recomendações e tempos de manutenção indicados no manual de proprietário do veículo, que podem variar conforme marca, modelo além de outros fatores técnicos.

Para as linhas de comerciais leve e pesada, a Cobreq faz uso do expertise da tecnologia europeia do grupo TMD atendendo aos mais exigentes padrões de normas de fabricação e entregando ao mercado pastilhas e lonas para freios com materiais que oferecem excelente desempenho, durabilidade, baixo desgaste e reduzido custo de manutenção, proporcionando eficiência de frenagem e alta resistência mecânica nas mais diversas e severas condições de temperatura e uso, entregando as condições ideais de segurança para o condutor.

Vale lembrar que a Cobreq é fornecedora original das principais montadoras do País na linha leve, investindo constantemente em tecnologia e inovação para entregar sempre as melhores soluções em sistemas de freios, oferecendo confiabilidade e segurança para os condutores de veículos.

Baixe e consulte o catálogo linha pesada para conferir todas as aplicações disponíveis diretamente do site e para conhecer outros produtos da TMD Friction e da Cobreq, acesse também o www.cobreq.com.br, ligue para o atendimento ao cliente pelo 0800 011 1992 ou ainda, envie uma mensagem pelo Whatsapp através do (11) 93070-6595, todos em horário comercial.

Informações
PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa TMD Friction/Cobreq
Paula Skoretzky
Assessoria de Imprensa 
TMD Friction/Cobreq
(11) 96765-5957
Foto: Divulgação

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO