Jurid destaca a importância da revisão das sapatas de freio


Freio de estacionamento ineficiente, ruídos anormais e redução da resposta na frenagem são sintomas que sapatas e ou tambores podem estar comprometidos
Jurid destaca a importância da revisão das sapatas de freio

Parte do sistema de freio traseiro dos veículos, as sapatas atuam na frenagem através do atrito com o tambor. Assim como as pastilhas de freio que estão na parte dianteira e sofrem desgaste, com as sapatas acontece o mesmo, mas de forma mais lenta. Por isso, precisam ser verificadas para identificar o nível de desgaste. Segundo Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, quando as sapatas de freio estão danificadas, podem apresentar ruídos anormais, redução da resposta e freio de estacionamento ineficiente.

Durante a manutenção, é importante saber que existem as sapatas com alavanca e sem alavanca, dependendo dos modelos de veículos. “Para facilitar a identificação entre um modelo e outro, a Jurid coloca a letra A no final do código para as sapatas com alavanca, diferente da que vem sem alavanca. As alavancas também precisam estar em bom estado de uso”, conta Costa.

Quando existe a necessidade de efetuar a troca de sapatas, a recomendação é verificar também cilindro de roda, kit de molas e tambor, pois se desgastados podem comprometer o desempenho do funcionamento da sapata e o ajuste do freio de estacionamento.

O sistema de freio a tambor é composto por duas sapatas, cilindro, tambor, molas, espelho, regulador e alavanca de estacionamento, mais conhecido como freio de mão, todos estes componentes precisam estar funcionando bem para garantir a eficiência de todo o sistema.

A Jurid conta com amplo portfólio de linha de sapatas de freio, bem como oferece também linha de pastilhas, fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição, atendendo a frota circulante de veículos.

Sobre a Jurid do Brasil – A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO