IQA lança curso de capacitação para o mercado de eletrificados

Novo treinamento qualifica os participantes do mercado de assistência envolvendo veículos elétricos e híbridos
IQA lança curso de capacitação para o mercado de eletrificados

A comercialização de veículos elétricos e híbridos atingiu um novo marco em outubro deste ano, registrando um aumento de 114% em comparação com o mesmo período de 2022. De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico este ano foram emplacados 9.537 veículos deste tipo, indicando uma tendência ascendente no mercado de eletrificados no país, apontando para um futuro cada vez mais sustentável na mobilidade.

Diante desse cenário, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva desenvolveu treinamentos direcionados aos profissionais do setor de reparação e de seguros envolvidos na assistência 24hs, na manutenção, no armazenamento (em pátio) e na vistoria previa relacionados a veículos elétricos e híbridos, fortalecendo assim esta nova área do setor automotivo nacional.

O curso atenderá a profissionais das áreas de atendimento de assistência 24hs, seguradoras, transportadoras de veículos, tendo como objetivo capacitar esses profissionais para lidar com as particularidades dos veículos elétricos e híbridos, contribuindo para a eficiência e segurança na prestação de serviços.

“O treinamento reflete o crescente aumento de veículos eletrificados no Brasil”, explica o gerente de serviços automotivos do IQA, Sérgio Fabiano. “Com esse curso, o IQA busca não apenas impulsionar o avanço da mobilidade sustentável, mas garantir também que os profissionais estejam preparados para atender às demandas deste mercado com um alto padrão de qualidade”.

Conteúdo programático

O treinamento foi desenvolvido para orientar as melhores práticas da qualidade no transporte/remoção de veículos híbridos e elétricos. Os participantes aprendem a como avaliar condições, subir e descer rampa, elevação e inspeção de segurança.

O conteúdo programático do curso conta ainda com o histórico dos veículos, arquitetura atual, baterias de lítio, infraestrutura adequada, partida auxiliar, inspeção prévia, orientações de elevação, equipamentos de segurança, carga mínima de bateria, transporte de veículos sinistrados e procedimentos de emergência, garantindo uma abordagem abrangente e preparação para os desafios específicos desses veículos.

As inscrições para a próxima turma já estão disponíveis. O treinamento está agendado para o dia 9 de janeiro, com aulas teóricas ministradas online e sessões práticas realizadas presencialmente na sede do IQA. O curso possui carga horária de quatro horas. Para obter mais informações e efetuar sua inscrição, visite o site do IQA.

Sobre o IQA

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO