Por Claudio Milan
Um dos principais destaque do primeiro dia da Automec foi a entrega do Prêmio Inova 2023. Na tarde desta terça-feira, 25 de abril, 150 líderes e formadores de opinião do Aftermarket Automotivo se reuniram para conhecer os vencedores da décima edição da Pesquisa Inova – Indústrias do Novo Varejo. Para a realização do estudo, o After.Lab – empresa de inteligência de negócios do mercado brasileiro de reposição independente – entrevistou, em duas etapas, 500 varejistas de autopeças para veículos leves em todo o Brasil.
O concorrido evento em que foram conhecidas as marcas eleitas pelos varejos teve apresentação do jornalista Celso Zucatelli, da Record TV. “É um prazer encontrar vocês de novo, agora para anunciar os vencedores do Prêmio Inova 2023, Indústrias do Novo Varejo. Além da presença dessa plateia maravilhosa, nosso evento está sendo transmitido ao vivo pela A.TV, o canal em vídeo do aftermarket automotivo, que inicia hoje a maior cobertura em tempo real da história da Automec”, comemorou Zucatelli na abertura da cerimônia.
Inicialmente, foram premiadas as indústrias mais votadas na primeira fase da pesquisa, que apurou as marcas que mais se destacaram a partir do portfólio de produtos. As terceiras e segundas colocadas foram homenageadas com placas. As vencedoras de cada quesito avaliado receberam troféus criados pela artista plástica Vânia Vergamini. Os prêmios foram entregues por Alexandre Xavier, superintendente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, e Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Brasil.
Após o anúncio dos vencedores da primeira fase da pesquisa, foi chamado ao placo Marcelo Pereira, head do setor automotivo da Ipsos no Brasil. O executivo falou sobre o valor e a importância das pesquisas e o uso de dados na gestão da empresa.
Na sequência, Celso Zucatelli anunciou os vencedores da segunda fase do Prêmio Inova, que avalia o desempenho empresarial das indústrias de autopeças. Receberam os troféus aquelas que obtiveram as melhores notas médias nos 12 quesitos de avaliação. Também foram premiadas a indústria com maior presença no varejo, e as que se destacaram em três agrupamentos de quesitos em apoio à gestão dos varejos (veja os resultados na sequência). O evento foi finalizado com a entrega do principal troféu da tarde à marca que obteve a melhor nota média considerando o resultado de todos os atributos avaliados pelos varejistas de autopeças.
Os prêmios da segunda fase foram entregues por Rodrigo Carneiro, presidente da Andap, e Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil.
VENCEDORES DO PRÊMIO INOVA 2023
Primeira fase – Produtos
AMORTECEDOR
COFAP | 50,40% |
MONROE | 18,13% |
NAKATA | 12,55% |
ANEL E PISTÃO
MAHLE | 48,01% |
COFAP | 6,57% |
KS | 3,78% |
BICO INJETOR
BOSCH | 40,64% |
MAGNETI MARELLI | 20,92% |
DELPHI | 2,39% |
BOMBA D´ÁGUA
URBA | 35,26% |
SCHADEK | 23,11% |
INDISA | 12,55% |
BOMBA DO COMBUSTÍVEL
BOSCH | 43,63% |
URBA | 11,55% |
MAGNETI MARELLI | 10,76% |
BOMBA DO ÓLEO
SCHADEK | 54,38% |
URBA | 4,78% |
BOSCH | 3,39% |
BORRACHA DE SUSPENSÃO
AXIOS | 43,03% |
SAMPEL | 11,35% |
MOBENSANI | 7,57% |
CABO DE IGNIÇÃO
NGK | 50,20% |
BOSCH | 14,54% |
MAGNETI MARELLI | 5,78% |
CORREIAS
CONTINENTAL | 31,08% |
DAYCO | 31,08% |
GATES | 22,51% |
DISCO DE FREIO
HIPPER FREIOS | 37,85% |
FREMAX | 27,49% |
TRW VARGA | 10,36% |
EMBREAGEM
LUK | 62,55% |
SACHS | 10,76% |
VALEO | 5,38% |
FARÓIS E LANTERNAS
ARTEB | 10,16% |
PHILIPS | 4,98% |
ORGUS | 4,18% |
FILTRO
TECFIL | 25,50% |
WEGA | 18,92% |
FRAM | 12,55% |
JUNTA DO MOTOR
SABÓ | 51,39% |
TARANTO | 10,36% |
ELRING | 5,58% |
JUNTA HOMOCINÉTICA
COFAP | 33,86% |
NAKATA | 19,32% |
ALBARUS | 6,57% |
LÂMPADAS
PHILIPS | 47,21% |
OSRAM | 12,75% |
MAGNETI MARELLI | 6,37% |
ÓLEO LUBRIFICANTE
LUBRAX | 16,53% |
IPIRANGA | 13,94% |
PETRONAS | 13,75% |
PASTILHA DE FREIO
FRAS-LE | 21,31% |
COBREQ | 19,12% |
SYL | 13,15% |
PIVÔ DE SUSPENSÃO
NAKATA | 31,47% |
VIEMAR | 14,14% |
PERFECT | 12,75% |
POLIA E TENSIONADOR
SKF | 21,12% |
NYTRON | 14,34% |
INA | 9,76% |
RETENTOR
SABÓ | 77,29% |
ELRING | 2,59% |
EUREKA | 2,39% |
ROLAMENTOS
SKF | 45,42% |
INA | 10,76% |
FAG | 8,96% |
SONDA E SENSOR
NTK | 26,10% |
BOSCH | 14,94% |
MTE THOMSON | 9,76% |
TERMINAL DE DIREÇÃO
NAKATA | 30,88% |
VIEMAR | 16,14% |
PERFECT | 14,14% |
VELA DE IGNIÇÃO
NGK | 63,94% |
BOSCH | 14,94% |
Segunda fase – Desempenho Empresarial
PRESENÇA
BOSCH | 78,89% |
SABÓ | 78,63% |
COFAP | 76,98% |
SUPORTE ÀS VENDAS
NGK | 8,77 |
LUK | 8,66 |
SKF | 8,59 |
SUPORTE AO MARKETING
NGK | 5,95 |
COFAP | 5,86 |
LUK | 5,85 |
SUPORTE TÉCNICO
NGK | 8,22 |
FRAS-LE | 8,18 |
MAHLE METAL LEVE | 8,17 |
APRESENTAÇÃO DO PRODUTO
NGK | 9,30 |
LUK | 9,17 |
AXIOS MONROE | 8,97 |
COBERTURA DA FROTA
NGK | 8,94 |
PHILIPS | 8,85 |
LUK | 8,82 |
REDE DE DISTRIBUIDORES
NGK | 8,71 |
TECFIL | 8,68 |
LUK | 8,67 |
ATENDIMENTO AO CLIENTE
NGK | 7,94 |
SKF | 7,90 |
NAKATA | 7,88 |
APOIO TÉCNICO
NGK | 7,30 |
NAKATA | 7,22 |
HIPPER FREIOS | 7,21 |
ÍNDICE DE DEFEITOS
MAHLE METAL LEVE | 8,51 |
NGK | 8,49 |
PHILIPS | 8,43 |
GARANTIA
HIPPER FREIOS | 7,94 |
SABÓ | 7,93 |
NGK | 7,92 |
TREINAMENTOS
NGK | 3,49 |
COFAP | 3,46 |
SDEK | 3,42 |
RESULTADOS AÇÕES PROMOCIONAIS
COFAP | 3,82 |
NGK | 3,71 |
NAKATA | 3,65 |
INTERAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS
NAKATA | 5,60 |
NGK | 5,57 |
COFAP | 5,53 |
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
COFAP | 6,66 |
NAKATA | 6,65 |
LUK | 6,64 |
MAIS ADMIRADA
NGK | 8,81 |
LUK – SCHAEFFLER | 8,69 |
AXIOS MONROE | 8,68 |
CLASSIFICAÇÃO GERAL
NGK | 7,31 |
LUK | 7,22 |
SKF | 7,19 |
Conheça o Prêmio Inova
Para a realização do Prêmio Inova 2023 foram entrevistados em duas etapas 500 varejistas de autopeças para veículos leves em todo o Brasil. Na primeira fase, os pesquisadores apuraram as melhores marcas do mercado em 25 categorias de produtos:
1) Amortecedor 2) Anel e pistão 3) Bico injetor 4) Bomba d’água 5) Bomba do combustível 6) Bomba do óleo 7) Borracha de suspensão 8) Cabo de ignição 9) Correia 10) Disco de freio 11) Embreagem 12) Farol e lanterna 13) Filtro 14) Junta de motor 15) Junta homocinética 16) Lâmpada 17) Óleo lubrificante 18) Pastilha de freio 19) Pivô de suspensão 20) Polia e tensionador 21) Retentor 22) Rolamento 23) Sonda e sensor 24) Terminal de direção 25) Vela de ignição.
Os vencedores em cada um desses quesitos foram apurados a partir da soma total dos votos que as marcas obtiveram nas entrevistas realizadas com os varejistas. Estas empresas automaticamente se classificaram para a segunda fase do estudo. Foram elas: Arteb, Axios Monroe, Bosch, Cofap, Continental, Dayco, Fras-Le, Hipper Freios, Luk, Mahle Metal Leve, Nakata, NGK, Philips, Sabó, Schadek, SKF, Tecfil e Urba. Os profissionais do After.Lab, então, voltaram a conversar com os proprietários ou gerentes das lojas entrevistas.
DESEMPENHO EMPRESARIAL
Nesta segunda etapa, a pesquisa investigou os atributos relativos aos serviços prestados pelas indústrias aos varejos, bem como aspectos da imagem que estes fabricantes construíram ao longo do tempo junto ao segmento. É o chamado Desempenho Empresarial.
A metodologia e a tabulação dos dados nesta fase do estudo são de responsabilidade da Ipsos, uma das três maiores empresas de pesquisa do mundo. Os entrevistadores solicitam que os varejistas atribuam notas de 0 a 10 a cada uma das marcas considerando 12 quesitos de avaliação:
1) A mais admirada 2) Ações promocionais 3) Apoio técnico 4) Apresentação dos produtos 5) Atendimento ao cliente e serviço 0800 6) Cobertura da frota 7) Comunicação e relacionamento 8) Garantia 9) Menor índice de defeitos 10) Mídias sociais 11) Rede de distribuidores 12) Treinamentos.
As indústrias com a melhor nota média em cada um dos quesitos é premiada. A grande vencedora na segunda fase é aquela que obtém a melhor nota média considerando todos os atributos de avaliação da segunda fase.
Desde 2021, a pesquisa também realiza o agrupamento dos 12 atributos em três dimensões que traduzem a interação dos fabricantes com os varejos de autopeças: Destaque em suporte às vendas – que congrega os atributos diretamente ligados à oferta de produtos do fabricante; Destaque em suporte ao marketing – todas as atividades desenvolvidas pelos fabricantes para auxiliar de forma contínua os negócios; e Destaque em suporte técnico – aquelas atividades que ajudam na solução de problemas no pós-vendas.
Também é premiada a empresa que tem o maior número total de avaliações na segunda fase do estudo, ou seja, a indústria com maior Presença no varejo.
Fonte: Novo Varejo