Indústrias recebem Prêmio Inova 2023 na Automec

A décima edição do estudo apurou a opinião de 500 varejistas de autopeças para veículos leves em todo o Brasil sobre portfólio de produtos e desempenho empresarial dos fabricantes
Indústrias recebem Prêmio Inova 2023 na Automec

Por Claudio Milan

Um dos principais destaque do primeiro dia da Automec foi a entrega do Prêmio Inova 2023. Na tarde desta terça-feira, 25 de abril, 150 líderes e formadores de opinião do Aftermarket Automotivo se reuniram para conhecer os vencedores da décima edição da Pesquisa Inova – Indústrias do Novo Varejo. Para a realização do estudo, o After.Lab – empresa de inteligência de negócios do mercado brasileiro de reposição independente – entrevistou, em duas etapas, 500 varejistas de autopeças para veículos leves em todo o Brasil.

O concorrido evento em que foram conhecidas as marcas eleitas pelos varejos teve apresentação do jornalista Celso Zucatelli, da Record TV. “É um prazer encontrar vocês de novo, agora para anunciar os vencedores do Prêmio Inova 2023, Indústrias do Novo Varejo. Além da presença dessa plateia maravilhosa, nosso evento está sendo transmitido ao vivo pela A.TV, o canal em vídeo do aftermarket automotivo, que inicia hoje a maior cobertura em tempo real da história da Automec”, comemorou Zucatelli na abertura da cerimônia.

Inicialmente, foram premiadas as indústrias mais votadas na primeira fase da pesquisa, que apurou as marcas que mais se destacaram a partir do portfólio de produtos. As terceiras e segundas colocadas foram homenageadas com placas. As vencedoras de cada quesito avaliado receberam troféus criados pela artista plástica Vânia Vergamini. Os prêmios foram entregues por Alexandre Xavier, superintendente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, e Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Brasil.

Após o anúncio dos vencedores da primeira fase da pesquisa, foi chamado ao placo Marcelo Pereira, head do setor automotivo da Ipsos no Brasil. O executivo falou sobre o valor e a importância das pesquisas e o uso de dados na gestão da empresa.

Na sequência, Celso Zucatelli anunciou os vencedores da segunda fase do Prêmio Inova, que avalia o desempenho empresarial das indústrias de autopeças. Receberam os troféus aquelas que obtiveram as melhores notas médias nos 12 quesitos de avaliação. Também foram premiadas a indústria com maior presença no varejo, e as que se destacaram em três agrupamentos de quesitos em apoio à gestão dos varejos (veja os resultados na sequência). O evento foi finalizado com a entrega do principal troféu da tarde à marca que obteve a melhor nota média considerando o resultado de todos os atributos avaliados pelos varejistas de autopeças.

Os prêmios da segunda fase foram entregues por Rodrigo Carneiro, presidente da Andap, e Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil.

VENCEDORES DO PRÊMIO INOVA 2023

Primeira fase – Produtos

AMORTECEDOR

COFAP50,40%
MONROE18,13%
NAKATA12,55%

ANEL E PISTÃO

MAHLE48,01%
COFAP6,57%
KS3,78%

BICO INJETOR

BOSCH40,64%
MAGNETI MARELLI20,92%
DELPHI2,39%

BOMBA D´ÁGUA

URBA35,26%
SCHADEK23,11%
INDISA12,55%

BOMBA DO COMBUSTÍVEL

BOSCH43,63%
URBA11,55%
MAGNETI MARELLI10,76%

BOMBA DO ÓLEO

SCHADEK54,38%
URBA4,78%
BOSCH3,39%

BORRACHA DE SUSPENSÃO

AXIOS43,03%
SAMPEL11,35%
MOBENSANI7,57%

CABO DE IGNIÇÃO

NGK50,20%
BOSCH14,54%
MAGNETI MARELLI5,78%

CORREIAS

CONTINENTAL31,08%
DAYCO31,08%
GATES22,51%

DISCO DE FREIO

HIPPER FREIOS37,85%
FREMAX27,49%
TRW VARGA10,36%

EMBREAGEM

LUK62,55%
SACHS10,76%
VALEO5,38%

FARÓIS E LANTERNAS

ARTEB10,16%
PHILIPS4,98%
ORGUS4,18%

FILTRO

TECFIL25,50%
WEGA18,92%
FRAM12,55%

JUNTA DO MOTOR

SABÓ51,39%
TARANTO10,36%
ELRING5,58%

JUNTA HOMOCINÉTICA

COFAP33,86%
NAKATA19,32%
ALBARUS6,57%

LÂMPADAS

PHILIPS47,21%
OSRAM12,75%
MAGNETI MARELLI6,37%

ÓLEO LUBRIFICANTE

LUBRAX16,53%
IPIRANGA13,94%
PETRONAS13,75%

PASTILHA DE FREIO

FRAS-LE21,31%
COBREQ19,12%
SYL13,15%

PIVÔ DE SUSPENSÃO

NAKATA31,47%
VIEMAR14,14%
PERFECT12,75%

POLIA E TENSIONADOR

SKF21,12%
NYTRON14,34%
INA9,76%

RETENTOR

SABÓ77,29%
ELRING2,59%
EUREKA2,39%

ROLAMENTOS

SKF45,42%
INA10,76%
FAG8,96%

SONDA E SENSOR

NTK26,10%
BOSCH14,94%
MTE THOMSON9,76%

TERMINAL DE DIREÇÃO

NAKATA30,88%
VIEMAR16,14%
PERFECT14,14%

VELA DE IGNIÇÃO

NGK63,94%
BOSCH14,94%

Segunda fase – Desempenho Empresarial

PRESENÇA

BOSCH78,89%
SABÓ78,63%
COFAP76,98%

SUPORTE ÀS VENDAS

NGK8,77
LUK8,66
SKF8,59

SUPORTE AO MARKETING

NGK5,95
COFAP5,86
LUK5,85

SUPORTE TÉCNICO

NGK8,22
FRAS-LE8,18
MAHLE METAL LEVE8,17

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

NGK9,30
LUK9,17
AXIOS MONROE8,97

COBERTURA DA FROTA

NGK8,94
PHILIPS8,85
LUK8,82

REDE DE DISTRIBUIDORES   

NGK8,71
TECFIL8,68
LUK8,67

ATENDIMENTO AO CLIENTE

NGK7,94
SKF7,90
NAKATA7,88

APOIO TÉCNICO

NGK7,30
NAKATA7,22
HIPPER FREIOS7,21

ÍNDICE DE DEFEITOS

MAHLE METAL LEVE8,51
NGK8,49
PHILIPS8,43

GARANTIA

HIPPER FREIOS7,94
SABÓ7,93
NGK7,92

TREINAMENTOS

NGK3,49
COFAP3,46
SDEK3,42

RESULTADOS AÇÕES PROMOCIONAIS

COFAP3,82
NGK3,71
NAKATA3,65

INTERAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS

NAKATA5,60
NGK5,57
COFAP5,53

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

COFAP6,66
NAKATA6,65
LUK6,64

MAIS ADMIRADA

NGK8,81
LUK – SCHAEFFLER8,69
AXIOS MONROE8,68

CLASSIFICAÇÃO GERAL

NGK7,31
LUK7,22
SKF7,19

Conheça o Prêmio Inova

Para a realização do Prêmio Inova 2023 foram entrevistados em duas etapas 500 varejistas de autopeças para veículos leves em todo o Brasil. Na primeira fase, os pesquisadores apuraram as melhores marcas do mercado em 25 categorias de produtos:

1) Amortecedor 2) Anel e pistão 3) Bico injetor 4) Bomba d’água 5) Bomba do combustível 6) Bomba do óleo 7) Borracha de suspensão 8) Cabo de ignição 9) Correia 10) Disco de freio 11) Embreagem 12) Farol e lanterna 13) Filtro 14) Junta de motor 15) Junta homocinética 16) Lâmpada 17) Óleo lubrificante 18) Pastilha de freio 19) Pivô de suspensão 20) Polia e tensionador 21) Retentor 22) Rolamento 23) Sonda e sensor 24) Terminal de direção 25) Vela de ignição.

Os vencedores em cada um desses quesitos foram apurados a partir da soma total dos votos que as marcas obtiveram nas entrevistas realizadas com os varejistas. Estas empresas automaticamente se classificaram para a segunda fase do estudo. Foram elas: Arteb, Axios Monroe, Bosch, Cofap, Continental, Dayco, Fras-Le, Hipper Freios, Luk, Mahle Metal Leve, Nakata, NGK, Philips, Sabó, Schadek, SKF, Tecfil e Urba. Os profissionais do After.Lab, então, voltaram a conversar com os proprietários ou gerentes das lojas entrevistas.

DESEMPENHO EMPRESARIAL

Nesta segunda etapa, a pesquisa investigou os atributos relativos aos serviços prestados pelas indústrias aos varejos, bem como aspectos da imagem que estes fabricantes construíram ao longo do tempo junto ao segmento. É o chamado Desempenho Empresarial.

A metodologia e a tabulação dos dados nesta fase do estudo são de responsabilidade da Ipsos, uma das três maiores empresas de pesquisa do mundo. Os entrevistadores solicitam que os varejistas atribuam notas de 0 a 10 a cada uma das marcas considerando 12 quesitos de avaliação:

1) A mais admirada 2) Ações promocionais 3) Apoio técnico 4) Apresentação dos produtos 5) Atendimento ao cliente e serviço 0800 6) Cobertura da frota 7) Comunicação e relacionamento 8) Garantia 9) Menor índice de defeitos 10) Mídias sociais 11) Rede de distribuidores 12) Treinamentos.

As indústrias com a melhor nota média em cada um dos quesitos é premiada. A grande vencedora na segunda fase é aquela que obtém a melhor nota média considerando todos os atributos de avaliação da segunda fase.

Desde 2021, a pesquisa também realiza o agrupamento dos 12 atributos em três dimensões que traduzem a interação dos fabricantes com os varejos de autopeças: Destaque em suporte às vendas – que congrega os atributos diretamente ligados à oferta de produtos do fabricante; Destaque em suporte ao marketing – todas as atividades desenvolvidas pelos fabricantes para auxiliar de forma contínua os negócios; e Destaque em suporte técnico – aquelas atividades que ajudam na solução de problemas no pós-vendas.

Também é premiada a empresa que tem o maior número total de avaliações na segunda fase do estudo, ou seja, a indústria com maior Presença no varejo.

Fonte: Novo Varejo

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO