Indústria investe em lâmpadas LED para segurança dos motoristas

Diante dos problemas de infraestrutura nas estradas, setor recorre à produção de itens cada vez mais eficientes
Indústria investe em lâmpadas LED para segurança dos motoristas

Um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), realizado no ano passado, aponta que o risco de acidentes de trânsito está diretamente relacionado à conservação dos pavimentos e à qualidade da sinalização das estradas. De acordo com o levantamento, 34,1% das vias brasileiras têm qualidade regular; 14%, ruim; e 10,8%, péssima. 

Esses dados explicam – e muito – os altos índices de acidentes em nosso país. O Anuário da Polícia Rodoviária Federal aponta que 192.322 ocorrências foram registradas e 64.441 pessoas faleceram nas estradas do país em 2021. E é aí que um item importante para motoristas e passageiros ganha ainda mais relevância: as lâmpadas dos faróis, capazes de garantir a segurança, principalmente, em viagens noturnas ou em vias mal sinalizadas.

“A iluminação deve receber muita atenção especialmente dos condutores de veículos usados, sejam eles caminhões, ônibus, automóveis ou motocicletas. Afinal, todos sabemos que, de modo geral, as rodovias brasileiras não oferecem a melhor infraestrutura, no que diz respeito tanto à luminosidade quanto ao asfaltamento”, pontua Murilo Karas, gerente nacional de vendas da Osram, multinacional alemã líder no mercado brasileiro de iluminação automotiva.

Lâmpadas eficientes podem ser a saída

Atenta a esse cenário, a indústria automotiva está fabricando lâmpadas de LED cada vez mais eficientes para veículos leves e pesados. O objetivo, claro, é aumentar a visibilidade dos motoristas, sem ofuscar quem vem no sentido contrário, já que as condições deficientes acabam por elevar o número de acidentes.

Uma das vantagens dos modelos de LED é o maior desempenho quando comparados às lâmpadas tradicionais. Em alguns casos, podem proporcionar até 100% mais luminosidade e vida útil. O que é fundamental para que o motorista aumente o tempo de resposta frente algum obstáculo e possa ter mais segurança, além de evitar um acidente. 

“O portfólio da Osram, por exemplo, conta com a linha de 24V TRUCK CBI LED com 2 anos de garantia, luz branca azulada de 6000K e não ofusca o motorista que vem em sentido contrário. Realmente um super produto. Já para a linha leve, temos o campeão de vendas, a LED CBI também com 2 anos de garantia, 6000K e não acusa no painel como lâmpada queimada, na grande maioria dos carros”, complementa  Murilo.

Sobre a OSRAM

A OSRAM, com sede em Munique, na Alemanha, é uma das líderes em inovações e soluções de alta tecnologia para iluminação no mundo. O portfólio da marca abrange desde lâmpadas, semicondutores ópticos como diodos emissores de luz (LED), a reatores eletrônicos, além de luminárias completas, sistemas de gerenciamento e soluções em iluminação. Com mais de 100 anos, a OSRAM é líder de mercado no setor automotivo – com a qualidade de equipamentos originais fabricados na Alemanha – mas a companhia tem focado no desenvolvimento de soluções para iluminação e, portanto, na qualidade de vida das pessoas. Mais informações sobre a OSRAM podem ser encontradas na internet, pelo site www.OSRAM.com.br.

Informações
Image 360
Nicolas Augusto
nicolas@image360.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO