“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Implementos beiram 14 mil unidades em maio, melhor resultado de 2022

09/06/2022

O setor de implementos rodoviários alcançou em maio seu maior volume de 2022, com exatas 13.965 unidades emplacadas e alta de 14,1% sobre abril. O bom é consequência das vendas de caminhões (que também alcançaram seu melhor resultado anual) e dos 22 dias úteis de maio. A média diária de vendas teve um pequeno recuo em relação a abril, mas se manteve acima de 630 unidades. 

O total entregue nestes cinco meses somou 61,9 mil implementos, resultando em ligeira queda de 1% na comparação com iguais meses do ano passado, da mesma forma como os caminhões. Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

Graneleiras afetam resultados dos implementos

A retração no acumulado do ano vem sendo puxada desde o início de 2022 pela divisão de reboques e semirreboques. As 33,3 mil unidades entregues até maio indicam recuo de 9,4% em relação a iguais meses de 2021. A análise por modelo mostra que o emplacamento de carretas graneleiras caiu 30,5% ao somar pouco mais de 5 mil unidades, ante 7,3 mil de janeiro a maio do ano passado.

A entrega de baús para carga geral – utilizados por toda a indústria e também comércio eletrônico – baixou 51,8% (de 4,4 mil para 2,1 mil unidades) e nos baús lonados essa retração foi de 21,8% (de 2,9 mil para 2,3 mil).

Como contraponto aos implementos para grãos, os canavieiros anotaram alta de 36,7% (de 1,1 mil para 1,5 mil). E as carretas para transporte de toras sustentam alta superior a 150% (de 671 para 1,7 mil).

Vale ressaltar que a queda na venda de reboques e semirreboques foi forçada pela retração na entrega de caminhões pesados (com capacidade de tração superior a 45 toneladas). A produção desses modelos foi bastante comprometida nestes cinco meses por falta de componentes eletrônicos, pneus e outros itens.

Nas carrocerias sobre chassi, alta de 11%

Os implementos menores, montados sobre o chassi dos caminhões, somaram de janeiro a maio 28,6 mil unidades, o que indica alta de 11%. Este crescimento continua sendo ajudado pela construção civil: somente de implementos basculantes foram entregues 4,1 mil unidades, alta de 59,3% sobre iguais meses do ano passado. Os tanques também tiveram alta expressiva de 30% (passando de 1,5 mil para 2,1 mil).

Substituição de frotas puxará segundo semestre

A Anfir acredita que os frotistas tendem a antecipar para o segundo semestre de 2022 as aquisições de caminhões que eles só fariam em 2023. O motivo é escapar de reajustes de preços. Isso porque, a partir de janeiro do ano que vem, entra em vigor a legislação de emissões Proconve P8 (ou Euro 6), que vai elevar o preço final dos veículos.

“Teremos uma oportunidade para alavancar as vendas (…) Podemos esperar uma curva positiva de emplacamentos na segunda metade do ano”, afirma o presidente da Anfir, José Carlos Spricigo. Contudo, o executivo não informou o volume estimado de antecipações. Mas como em todo o ano de 2021 foram negociados 162,7 mil implementos, é muito provável que o total deste ano fique próximo das 175 mil unidades.

Fonte: Automotive Business

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