ICVA: vendas no varejo caem 1,1% em março

No caso de serviços, foi o setor de ‘autopeças e serviços automotivos, que puxou o resultado negativo de -4,3%
ICVA: vendas no varejo caem 1,1% em março

As vendas no varejo caíram 1,1% em março de 2024, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA registrou alta de 2,8%.

Segundo a Cielo, efeitos de calendário prejudicaram o varejo em relação ao mesmo mês do ano passado. “Março de 2024 contou com uma quarta-feira a menos e uma quinta-feira a menos em relação a 2023. As perdas desses dois dias úteis não foram compensadas por um domingo a mais em março deste ano porque boa parte do comércio costuma fechar nesse dia”, disse a empresa.

Entre os macrossetores, ‘bens duráveis e semiduráveis’ e ‘serviços’ apresentaram queda no faturamento de 5,3% e 4,3%, respectivamente. O segmento de ‘materiais para construção’ foi o que mais puxou o resultado de bens duráveis e semiduráveis para baixo. No caso de serviços, foi o setor de ‘autopeças e serviços automotivos’.

O macrossetor de ‘bens não duráveis’ foi o único a apresentar crescimento no mês, 2%. Com alta no faturamento, o setor de ‘varejo alimentício especializado’ foi o destaque neste caso.

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o ecommerce cresceu 5,2% em março. Já as vendas presenciais subiram 2,1% em relação ao mesmo mês de 2023, segundo o ICVA da Cielo.

Fonte: Novo Varejo

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