Honda confirma novo HR-V e inédito SUV médio


Marca também vai importar o esportivo Civic Type R e versão híbrida do CR-V ainda este ano (Por Fernando Miragaya, AB)
Honda confirma novo HR-V e inédito SUV médio
Honda HR-V vendido nos EUA é maior e será produzido aqui com outro nome e para brigar com SUVs médios

A Honda vai abrir a porteira no Brasil. A marca japonesa prepara um pacote de lançamentos para a partir do segundo semestre. Os destaques ficam para o novo HR-V, confirmado para agosto de 2022, e do inédito SUV médio para 2023. A montadora ainda prepara a importação do Civic Type R e de variantes híbridas do sedã e também do CR-V.

A segunda geração do HR-V é cercada de expectativa. O SUV compacto completa o pacote de investimentos de R$ 1,1 bilhão na fábrica de Itirapina (SP), aporte que contempla também a produção da nova linha City, nas versões sedã e hatch lançadas, respectivamente, em novembro de 2021 e março de 2022.

HR-V brasileiro e gringo

Segunda geração do HR-V será lançada em agosto para atuar no segmento de compactos

O novo HR-V terá a difícil missão de brigar no topo do segmento de crossovers compactos (VW Nivus, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks), mas também atuar provisoriamente na base da categoria de SUVs médios (Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e VW Taos). Para esta tarefa, serão quatro versões do modelo da Honda. 

As duas opções de entrada usarão o renovado motor 1.5 aspirado, que é produzido no Brasil, agora com injeção direta e com até 126 cv de potência – o conjunto estreou na linha City. As configurações mais caras do novo HR-V se valerão do 1.5 turbo montado no país, que já equipava as variantes Touring do SUV, mas que passa a ter tecnologia flex.

O novo SUV médio da Honda será baseado no HR-V norte-americano para brigar com Corolla Cross

Esse posicionamento terá de segurar as pontas da Honda no mercado de utilitários esportivos até a chegada do novíssimo SUV médio que será lançado em 2023. Este modelo será baseado no HR-V norte-americano (que é outro carro, maior e com design como na foto acima) e usa a arquitetura do novo Civic. Aqui, terá outro nome para ficar posicionado entre o HR-V e o CR-V.

Novo Civic esportivo a caminho

Type R: versão esportiva do novo Civic chegará ao Brasil

O Civic, por sinal, ficou de fora dos planos da Honda no Brasil e deixou de ser produzido em Sumaré (SP) em dezembro do ano passado. Contudo, a marca prepara a importação de uma das versões mais icônicas do Civic nesta 11a geração, a Type R. 

Ainda não há detalhes técnicos sobre esta derivação nervosa do modelo, mas é quase certo que o Type R usa um motor 2.0 turbo com potência acima dos 320 cv da geração anterior. 

Além disso, ainda para 2022, a marca também confirma as importações de modelos híbridos, conforme planos de eletrificação para o mercado brasileiro prometidos em 2021. CR-V e Civic chegarão nas variantes e:HEV.

Como funcionam as versões híbridas

Novo Civic também virá para o Brasil importado com conjunto híbrido

Nestas opções eletrificadas, o SUV e o sedã usam o mesmo conjunto que mistura motor a gasolina e elétrico visto no Accord Hybrid (que teve passagem meteórica aqui no Brasil, de apenas seis meses, no ano passado). 

São três modos de funcionamento do sistema. Um puramente elétrico para tracionar o sedã; o Hybrid Drive, com o propulsor a combustão fornecendo energia para carregar as baterias – que vão gerar força para o motor elétrico movimentar o sedã -; e o “tradicional”, com o motor a gasolina tracionando o carro.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO