Governo Federal busca soluções para reduzir mortes no trânsito


6º Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) discutiu ações para a redução das mortes e lesões no trânsito. O Sincopeças-SP pleiteia a implantação da Inspeção Técnica Veicular para toda frota circulante como meio de promover a segurança no trânsito
Governo Federal busca soluções para reduzir mortes no trânsito
A iniciativa busca promover a troca de experiências entre profissionais e instituições que realizam trabalhos voltados à educação para o trânsito no Brasil (Foto: Banco de Imagens)

O evento, realizado em Brasília entre os dias 10 e 12 de novembro, reuniu educadores de trânsito de todo o país para discutir medidas para reduzir pela metade as mortes no trânsito nos próximos 10 anos.

Durante o evento, coordenadores da área de educação de trânsito dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detrans dos estados e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), participaram de palestras, oficinas e conheceram experiências adotadas em outros países para reduzir a mortalidade no trânsito.

Entre as ações educativas marcadas para 2022 e debatidas no encontro está a campanha nacional Juntos Salvamos Vidas, do Conselho Nacional de Trânsito, que começa em 1º de janeiro do ano que vem. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo Federal para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos.

Com o Juntos Salvamos Vidas, as campanhas educativas de trânsito para 2022 vão subsidiar todas as ações voltadas para a segurança viária encampadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A nova mensagem deve ser veiculada nos meios de comunicação, obrigatoriamente a partir do primeiro dia do próximo ano. “Nos Pnatrans estão as ações necessárias que identificamos para que consigamos até o final dos próximos 10 anos reduzir mortes no nosso trânsito e salvar, esse é o desafio, 86 mil vidas. Todos nós somos responsáveis por isso”, ressaltou o diretor do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Daniel Mariz Tavares.

O encontro é promovido pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e ocorre anualmente.

A iniciativa busca promover a troca de experiências entre profissionais e instituições que realizam trabalhos voltados à educação para o trânsito no Brasil, atendendo às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), previsto na Lei 13.614/2018.

“Acreditamos que a atuação integrada é o caminho para termos um trânsito mais seguro. Aqui vejo grandes parceiros da PRF em busca de mudanças na realidade do trânsito brasileiro. Aqui eu vejo parceiros que comungam da mesma ideia de que a educação é a ferramenta que pode fazer a diferença num trânsito de paz”, disse a chefe da Divisão de Prevenção de Acidentes da PRF, Virginia Velame de Oliveira.

Fonte: Governo do Brasil (gov.br)

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO