Gestão de estoque: faça promoções sem comprometer o caixa
Aprenda a fazer a queima de estoques dos produtos que não tiveram saída no fim de ano
As vendas de Natal não foram tão boas como imaginou ou você apostou em um produto ou serviço que não teve a saída esperada? Não se preocupe. Planejamento, boas estratégias e bom relacionamento com os clientes no pós-venda podem ajudar na “queima de estoque”. Confira dicas importantes para realizar promoções dos produtos encalhados, sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.
Analise o estoque
É importante fazer uma análise criteriosa das mercadorias disponíveis em estoque e das suas finanças. Sabendo quanto de cada produto a empresa tem em estoque, chegou a hora de planejar as ações para vender essas mercadorias “encalhadas”. Neste ponto, é importante identificar qual é o perfil do cliente que se interessaria por cada produto, qual canal é o mais indicado para realizar a venda e entender por que aquele item não teve a saída esperada.
Descontos
O empreendedor pode aproveitar o início do ano para conceder descontos sobre os produtos que encalharam e fazer o fluxo de caixa girar. A realização de promoções desses itens pode atrair o consumidor para a compra de outros produtos do seu agrado ou que ache ideal para presentear, com preço cheio.
Para as empresas que vendem tanto pelo estabelecimento físico como pelo e-commerce, a atenção quanto à gestão do estoque deve ser redobrada. O consumidor não quer receber a oferta de um produto indisponível no estoque.
Ao colocar em promoção determinados produtos, a empresa precisa ter controle do estoque, inclusive para não ocorrer a situação de um produto ter sido vendido na loja física, esgotando seu estoque, mas ainda constar como disponível nas plataformas digitais. Dependendo do produto, o empreendedor pode ter à disposição outros fornecedores para suprir eventual imprevisto de demanda.
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Entenda os custos antes de dar descontos
Deve-se levar em conta todos os custos que envolvem a mercadoria, como os impostos a serem pagos após as vendas, as comissões do colaborador (se houver), as comissões das plataformas digitais (marketplaces) e a margem de lucro – se for pequena, pense bem antes de conceder frete grátis, por exemplo.
Caso positivo, o fluxo de caixa pode ser prejudicado se for adotado como estratégia, por exemplo, o frete grátis, já que este será um custo absorvido pela empresa.
Vendas upsell e cross-sell
Essas estratégias valem para todas as ações de vendas das empresas, considerando o valor agregado com que pode se dar a venda de um produto. O cross-sell é a oferta de outras mercadorias associadas à venda da primeira, como um complemento para aquela compra. Já no upsell é ofertado um item mais caro, reforçando que esta mercadoria seja de melhor qualidade e com mais funcionalidades. Mesmo ao gastar um pouco mais, o cliente ficará satisfeito com a aquisição.
Ainda existem clientes após promoções
Proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor, mesmo para produtos em promoção, pode resultar em fidelização, divulgação da empresa e aumento do volume de vendas. De nada adianta oferecer bons preços e boas condições se forem cometidos erros no atendimento (inclusive no pós-vendas), na entrega, entre outros. Tanto o atendimento presencial como o online devem suprir as necessidades e as expectativas do consumidor.
Fonte: FecomercioSP