Gestão continua sendo desafio para varejo e oficinas

Com o tema Mercado e Produtividade, o seminário Desafio deste ano evidenciou esta questão, apresentando soluções para os empresários (Por Karin Fuchs)
Gestão continua sendo desafio para varejo e oficinas
Ranieri Leitão, presidente do SSA/CE: números do ano vigente ajudam empresários no planejamento para o próximo período

Desde 2020, o Sincopeças/Assopeças/ Assomotos do Ceará – SSA/CE realiza o seminário Desafio, em Fortaleza (CE), com as participações de empresários da distribuição, do varejo e de oficinas mecânicas. Nesta edição 22/23, o tema foi Mercado e Produtividade. Nas anteriores, Mercado e Estratégia, e Mercado e Inovação, respectivamente. O objetivo do evento é apresentar os números do ano vigente e ajudar os empresários do setor no seu planejamento para o próximo período, conforme explicou o presidente do SSA/CE, Ranieri Leitão.

Da esquerda para a direita: Cláudio Araújo, consultor empresarial, Ranieri Leitão, presidente do SSA/CE, e Marco Flores, fundador da 2D Consultores Associados

“O nome do seminário é Desafio, porque sempre o próximo ano é um desafio para o nosso setor. Nós mostramos os números de 2022 e, a partir deles, a ideia do que será 2023. Com isso, nós estamos dando a oportunidade para que os empresários do nosso setor possam melhorar a comunicação com a sua equipe, com o mercado, com os clientes e com os seus fornecedores, para que eles possam traçar um planejamento estratégico do que será 2023 nas suas empresas e os cuidados que precisam ter para não passarem dificuldades”.

Foco na gestão

Ranieri comentou que neste ano, o mercado teve um aumento interessante em relação às vendas, porém, descontando a inflação, o ticket médio foi um pouco abaixo de 2021. “Nós temos a perspectiva de que em 2023, aumentaremos o ticket médio e também os nossos negócios. E o que mais temos interesse neste momento é em cuidar da gestão dos negócios, nas empresas que representamos”.

Segundo ele, quem está mais avançado nesse sentido é quem está se destacando no mercado. “As pessoas não investem em gestão, pensam que é só comprar e vender. Tão importante ou mais do que isso, é saber gerir bem os negócios. Os distribuidores estão bem em relação à gestão, mas o varejo não. Alguns deles imaginam que não possam investir, outros acham que não é necessário e os que saem na frente são os que investem em gestão”.

Gestão na prática

Cláudio Araújo, consultor empresarial

Consultor do Sebrae e um dos organizadores do seminário, Cláudio Araújo, ministrou duas palestras, uma sobre oficinas lucrativas e outra, apresentando um checklist com 30 itens, questionando o patamar em que estavam os empresários da reparação automotiva. “Após esta apresentação, eles já saíram com o material na mão de tudo que eles não tinham para colocarem no seu plano planejamento estratégico de 2023”, disse.

No último dia do seminário, na parte da manhã, Cláudio realizou encontros individuais para orientar os empresários. “Foram oficinas individuais de meia hora para os empresários que tinham interesse em aprimorar o seu checklist e este atendimento foi presencial e também virtual”, comentou. “Essa ação do Cláudio em se reunir com os participantes individualmente foi para ajudá-los, para mostrar os caminhos que achamos que serão viáveis para eles terem sucesso no próximo ano”, acrescentou Ranieri.

Nas palavras de Cláudio, gestão ainda é um grande desafio. “As empresas são tecnicamente bem evoluídas, a maior parte dos profissionais já vem do segmento, são ex-mecânicos, ou pessoas que já trabalharam em distribuidoras ou em autopeças. Eles entendem de produtos, mas não conseguem chavear para sair do mundo de empreendedor para o de empresário. Quando conseguimos levá-los para um evento como este, já é uma sensibilização e nasce o desejo deles de fazerem esta virada”.

Da esquerda para a direita: Ranieri Leitão, presidente do SSA/CE, Nonô Figueiredo, piloto, e Cláudio Araújo

Também participaram do seminário o consultor Marco Flores, fundador da 2D Consultores Associados, que apresentou a sua plataforma de gestão empresarial, que atende a todas as necessidades dos distribuidores e varejistas de autopeças, com inteligência artificial e em tempo real. “As pessoas ficaram encantadas”, destacou Cláudio.

E o piloto Nonô Figueiredo, que falou sobre a sua trajetória profissional, enfatizando a produtividade do trabalho em equipe e a importância da organização. “Ele deu vários exemplos de sua vida profissional no automobilismo, remetendo-os para o mundo empresarial”, comentou Cláudio. Nesta edição, o seminário anual Desafio aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro, com a presença de 90 empresários do setor.

Fonte: Balcão Automotivo

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO