‘Fusca chinês’ da Great Wall muda e fica mais descolado na Europa

Carro elétrico Ora Funky Cat terá edição de lançamento no Reino Unido, onde custará 30 mil libras (Por Vitor Matsubara)
‘Fusca chinês’ da Great Wall muda e fica mais descolado na Europa
Funky Cat tem estilo retrô na dianteira e traseira com lanternas ocultas

A Great Wall Motors (GWM) confirmou o lançamento do Ora Funky Cat na Inglaterra. O modelo vendido pela Ora (uma de suas submarcas, que também será lançada em breve no Brasil) chama atenção pelo design diferente dos projetos revelados anteriormente, especialmente o Punk Cat. O conceito não escondia a inspiração no Volkswagen Fusca e foi motivo de atrito com a marca alemã.

O Funky Cat será vendido a partir de 30.495 libras esterlinas (o equivalente a R$ 182,6 mil, em conversão direta de 30/5) e estreia com uma edição de lançamento chamada First Edition. A fabricante diz já ter 6 mil pedidos pelo carro, sendo que as vendas começam no último quadrimestre deste ano.

Alcance do Fusca chinês supera os 300 km

Hatch será vendido como opção ‘divertida’, nos moldes do Mini Cooper

Equipado com uma bateria de 48 kWh, o Funky Cat tem autonomia declarada de 310 km, segundo o ciclo europeu WLTP. A série de lançamento First Edition poderá suportar carregadores de até 80 kW. A GWM promete garantia total de cinco anos para o veículo e de oito anos ou 160 mil quilômetros para as baterias. As revisões estão programadas para serem realizadas a cada dois anos ou 29 mil quilômetros rodados.

Cabine aparenta ter bom nível de acabamento

A lista de equipamentos de série inclui piloto automático adaptativo, câmera com visão em 360 graus, faróis full LED, rodas de liga leve de 18 polegadas, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com regulagens elétricas e câmera de ré. A central multimídia suporta Android Auto e Apple CarPlay.

Novidade da Ora estreia até o final deste ano no Reino Unido

“O Reino Unido é um mercado estratégico para a GWM e para a marca Ora. Estou ansioso pela estreia de nosso primeiro produto no final deste ano. Como uma marca disruptiva de carros elétricos, vamos oferecer produtos de alta qualidade com um design único que vai trazer modernidade para as ruas europeias”, declarou o vice-presidente da Great Wall Motors, Yao Fei.

Polêmica entre VW e Great Wall

Punk Cat causou polêmica pela semelhança excessiva com o VW Fusca

O Funky Cat é o produto mais recente da família Cat, cujo membro mais famoso é o Punk Cat. Apresentado no Salão de Xangai de 2021, o protótipo chamou a atenção pelo excesso de elementos inspirados no Fusca original. O problema é que os alemães não gostaram muito da “homenagem”, tanto é que ameaçaram processar a empresa chinesa caso o conceito realmente fosse produzido.

Isso motivou algumas mudanças no desenho, que, apesar das alterações, ainda preserva semelhanças com o clássico da VW. Tudo indica que o Ballet Cat realmente será fabricado, já que o modelo, inclusive, está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e deve ser comercializado no Brasil.

A Great Wall Motors adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) em 2021. No começo deste ano, a empresa anunciou um robusto investimento de R$ 10 bilhões até 2032. O montante será aplicado em dois ciclos, sendo que o primeiro deles vai de 2022 a 2025.

A produção nacional deve ser iniciada apenas em 2023. Apenas modelos eletrificados (entre híbridos, híbridos plug-in e elétricos) serão feitos no Brasil.  Antes disso, porém, a GWM se prepara para lançar seus primeiros produtos importados, o SUV Haval H6 e a picape média Poer, o que deve ocorrer ainda neste ano.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO