FPT Industrial revela o seu trunfo no CES 2022, em Las Vegas

O que significa mobilidade futura e transporte industrial? E que mudanças vão trazer para o dia a dia das pessoas e das empresas? A FPT Industrial tem muito a dizer e mostrar sobre este assunto, juntamente com as empresas mais inovadoras do mundo, reunidas, de 5 a 7 de janeiro de 2022, no Las Vegas Convention Center para o CES 2022
FPT Industrial revela o seu trunfo no CES 2022, em Las Vegas

Após sua participação na edição 2020, em que o Cursor X 4.0 Power Source Concept foi apresentado, a FPT Industrial transformou essa inspiração em soluções conceituais que combinam inovação aberta, eletrificação e a inclusão de start-ups para projetar seu caminho na transição energética. Em linha com esta abordagem, o novo estande de 2.200 ft² (estande #9643 North Hall) está dividido em quatro Áreas de Inovação dedicadas aos mais recentes projetos para seus motores e sistemas on-road, off-road, marítimos e de geração de energia.

A FPT Industrial compartilha seu espaço de exposição com as start-ups que participaram do desenvolvimento das inovações apresentadas, evidenciando ainda mais sua estratégia focada na inovação contínua e em levar soluções para o próximo nível.

Área de Inovação On-Road – Transporte comercial movido a eletricidade

A FPT Industrial está respondendo aos desafios cruciais da sustentabilidade dos transportes, transição energética e redução das emissões de CO2 com uma linha completa de produtos inovadores.

Em linha com sua linha multiaplicação, multipotência e modular, no CES 2022, a FPT Industrial está apresentando dois eixos elétricos e um pack de baterias com um Sistema de Gerenciamento de Bateria personalizado para atender às necessidades do cliente. Projetado para integrar totalmente todos os elementos ePowertrain em uma solução compacta para acondicionar facilmente a carga comercial e as baterias, os novos eixos elétricos, um para caminhões pesados e outro para LCVs, garantirão excelente desempenho e confiabilidade de acordo com a aplicação da missão.

O eixo elétrico integrado é adequado para serviço pesado, 4×2 / 6×2 articulado de 44 toneladas GVW (Gross Vehicle Weight). Proporciona alto desempenho (840 kW) e uma eficiência excepcional, o eixo elétrico para HCVs (Heavy Commercial Vehicles – Caminhões Classe 8) foi desenvolvido graças a uma joint venture entre Nikola, IVECO e a FPT Industrial para a versão do Nikola Tre BEV (Battery Electric Vehicle). Em dezembro de 2021, as pré-séries do Nikola Tre BEV foram entregues para o transporte, em estradas públicas, o início da produção está prevista para 2022. O eixo elétrico HCV da FPT Industrial também faz parte dos componentes do protótipo FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle) do Nikola Tre FCEV, recentemente apresentado, que deve entrar em produção em Ulm (Alemanha), no final de 2023. Alto desempenho, confiável e de alta qualidade da FPT Industrial e a linha de ePowertrain de qualidade é complementada por soluções de gerenciamento e armazenamento de energia de última geração.

Em colaboração com a Microvast, uma empresa sediada no Texas e líder de mercado em sistemas de alimentação por bateria de carga ultrarrápida e longa vida útil, a FPT Industrial iniciou o desenvolvimento e produção interna de baterias. A versão de 37 kWh, em exposição no CES 2022, é a versão de design compacto para aplicações em veículos comerciais leves e aplicações micro-ônibus, apresentando uma opção multipack para missões de transporte de mercadorias e pessoas.

O compromisso da FPT Industrial com soluções de eletrificação confiáveis e de alto desempenho é complementado por sua linha de sistemas de gerenciamento de bateria de última geração, personalizados para obter uma vida útil mais longa da bateria, de acordo com os requisitos da missão, graças à aquisição da Potenza Technology.

Área de Inovação Off-road – A primeira colheita de uva do mundo com um trator neutro em carbono

O que tem de novo em uma vinícola fundada em 1858, pelo primeiro rei da Itália? A parceria entre a FPT Industrial e Fontanafredda, uma vinícola histórica localizada na Região Langhe (Piemonte, Itália), resultará em um cultivo de vinho Barolo cru (vinha que produz vinhos particularmente nobres, com denominação de origem controlada) mais ecológico, graças a um trator de conceito inovador 100% sustentável equipado com o motor F28 Natural Gas da FPT Industrial.

Em 2021, o primeiro protótipo de trator de esteira TK Methane Power da New Holland foi entregue aos vinhedos da Fontanafredda. Alimentado pelo motor F28 NG, movido a biogás, este é o primeiro trator de esteira, jamais usado antes para a produção de um Barolo cru, permitindo operações na vinha com zero emissões de CO2, que determinam um passo importante para a produção de vinho sustentável e representam uma solução pronta para a transição energética na agricultura. Eleito o “Engine of the Year 2020”, o motor F28, que alimenta o trator e opera na propriedade Fontanafredda, garante uma pegada de carbono zero, pois é movido a biogás, uma fonte de energia renovável produzida pela digestão anaeróbia de resíduos agrícolas, que representa o principal facilitador da economia circular na agricultura. Neste trator, o F28 NG gera potência de 75 cv com pico de torque de 360 Nm, garantindo o mesmo desempenho do diesel.

Uma parceria de três anos entre a FPT Industrial, New Holland e Fontanafredda apoiada pela Região de Piemonte, que financia a colaboração entre a FPT Industrial e as empresas locais para o projeto “Tobias”, um acrônimo para tração no biogás, em uma cadeia de produção circular na agricultura especializada.

A pedra angular de todo o projeto é o motor F28 e a escolha do biogás para mover o Trator TK Metano, que agora está operando na famosa Vigna La Rosa cru, conhecida por produzir um Barolo incluído no Wine Spectator Top 100.

Os motores a gás natural da FPT para a agricultura são a solução mais viável atualmente no mercado para enfrentar os desafios globais da mudança climática.

Área de Inovação Marinha – A FPT Industrial alimenta startups

Podem mais de 100 anos de experiência e tecnologias dialogar com a tecnologia do futuro para iniciar uma revolução na propulsão marítima? Este é o ponto de partida da colaboração entre a FPT Industrial e a startup italiana Sealence, que, juntas no CES 2022, apresentam um Conceito de Sistema de Propulsão Marítima Elétrico Híbrido totalmente novo e extremamente inovador para embarcações de recreio e comerciais.

Como no caso da Potenza Technology, as aquisições e colaborações com startups aceleram a inovação da FPT Industrial, levando novas soluções experimentais para níveis mais altos.

O N67 570 EVO da FPT Industrial é acoplado a um gerador elétrico de ímã permanente de velocidade variável usado como extensor de alcance para recarregar o pack de baterias. O extensor de alcance e a bateria trabalham juntos para fornecer a máxima energia para o DeepSpeed Hydrojet elétrico desenvolvido pela startup italiana Sealence. O núcleo do conceito revolucionário de Sistema de Propulsão Marítima Elétrico Híbrido é o DeepSpeed Electric Hydrojet. Projetado como um motor a jato de avião, por meio de um motor elétrico integrado aspira a água da parte anterior e força a saída da água pelo lado da proa para impulsionar o barco.

Uma versão moderna de uma tecnologia com mais de 100 anos, o ICE dialoga com uma tecnologia de 30 anos, e, juntos, interagem com o futuro para criar um dos mais eficientes, eficazes, ecológicos e silenciosos – quando operam em modo totalmente elétrico – sistemas de propulsão marítima.

O novo sistema Elétrico Híbrido é inteiramente voltado para a máxima eficiência, bem como para a modularidade e flexibilidade de aplicação.

Com a mesma quantidade de energia, o DeepSpeed Jet gera mais propulsão e velocidade, em comparação com um sistema de hélice, consumindo menos. Como não há necessidade de transmissões e eixos, há mais espaço disponível a bordo, permitindo aos estaleiros otimizarem o design e o layout interno do barco.

O DeepSpeed Jet pode ser posicionado diretamente sob o casco ou em configurações de transmissão de popa. Variando o número e o tamanho dos packs de bateria e geradores, as configurações de propulsão do barco podem ser personalizadas de acordo com o uso pretendido, uma configuração principalmente elétrica é preferível para viagens curtas, enquanto as viagens longas vão exigir mais dos geradores e menos baterias, uma vez que durante este tipo de navegação o motor elétrico é alimentado pelo ICE.

A FPT Industrial e a Sealence também estão desenvolvendo uma nova geração de baterias marítimas, apresentando uma tecnologia de abastecimento para torná-las totalmente à prova de fogo e seguras.

Área de Inovação em Geração de Energia – Força e independência para os agricultores

Bem-vindos combustíveis alternativos na Geração de Energia. É possível? Para os agricultores certamente será possível, graças ao Smart Hybrid Hub alimentado pela FPT Industrial, o primeiro conceito de grupo gerador a gás natural de baixa pressão de velocidade variável, híbrido, multimodo, 100% FPT industrial.

Esta solução inovadora é baseada no primeiro motor a metano F28 de velocidade variável e baixa pressão para Geração de Energia, alimentado por biogás obtido pela digestão anaeróbia de resíduos agrícolas e dejetos de gado.

O motor é acoplado a um sistema de Gerenciamento de Controle Híbrido da FPT Industrial, caracterizado por uma configuração aberta com baterias e inversor equivalente, dependendo do perfil da missão.

O objetivo é criar uma economia circular sustentável e sem emissões de carbono, permitindo que os agricultores se tornem ‘Independentes da Energia’ dos combustíveis fósseis e sejam capazes de gerar fontes de receita adicionais com as vendas do excedente de biogás.

A parceira da FPT Industrial neste projeto é a Bennamann Ltd., uma empresa britânica de tecnologia agrícola, em rápido crescimento no campo da energia limpa, especializada no fornecimento e na produção de biogás com emissões liquidas zero, a partir de resíduos orgânicos.

Além de alimentar o grupo gerador, o biogás produzido no local pode ser usado para abastecer tratores movidos a gás natural, como o T6.180 Methane Power da New Holland, eleito “Sustainable Tractor of The Year” 2022, motorizado pela FPT Industrial e carros, porque o excedente de eletricidade e biogás pode ser colocado na rede nacional.

Os visitantes podem ver “por dentro” o conceito do grupo gerador e, através das paredes de LED, observar o ciclo virtuoso que, partindo da produção agrícola, leva à geração de energia e, por fim, satisfaz todas as necessidades energéticas da fazenda e dos usuários externos.

O conceito do grupo gerador híbrido multimodo pode atender às diferentes necessidades do cliente com três modos de operação principais. Projetado para picos de demanda com uma resposta de alta carga, o modo Boosting vê o motor trabalhando na velocidade máxima e a bateria entrando em ação para fornecer um buffer extra para satisfazer os picos de energia necessários. O modo Touring está focado na durabilidade de todo o sistema, com operação alternada entre o motor e a bateria, para otimizar a eficiência e preservar a vida útil de ambos os componentes. O modo Eco , completamente elétrico, é projetado para otimização do consumo de combustível e sua autonomia em carga baixa pode ser ampliada, graças aos packs de bateria modulares.

Em comparação com os grupos geradores padrão, o conceito Smart Hybrid Hub da FPT Industrial oferece uma faixa de potência mais ampla com uma potência nominal padrão de 30-40-60-80 kVA com apenas único gerador, até 20% a menos de consumo de combustível, -22% de cilindrada do motor e intervalos de troca de óleo 2,5 vezes mais longos em comparação com os grupos geradores a diesel de velocidade constante.

FPT Industrial é uma marca da IVECO Group que se dedica a projetar, fabricar e comercializar motores para veículos rodoviários e todo-o-terreno e aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa conta com mais de 8.000 colaboradores em todo o mundo, em dez fábricas e sete centros de P&D. A rede de vendas da FPT Industrial consiste de 73 distribuidores e mais de 800 centros de assistência em quase 100 países. Uma vasta oferta de produtos, incluindo seis linhas de motores de 42 cv a 1.006 cv, transmissões com torques máximos de 200 Nm a 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com pesos brutos por eixo de 2 a 32 toneladas. A FPT Industrial possui a oferta mais completa de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, incluindo motores com potências de 50 cv a 460 cv. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial um líder mundial em motores industriais. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.

Informações
CILIBERTI Emanuela
Phone : +39 011 007 1798
press@fptindustrial.com
LEPORE Fabio
Phone : +39 011 007 6720
press@fptindustrial.com

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO