Grupo coloca cinco carros na lista dos dez mais vendidos no primeiro mês de 2021 (PEDRO KUTNEY, AB)
O começo do ano trouxe mudanças importantes no ranking de marca e veículos mais vendidos no País, com a liderança folgada da Fiat em janeiro e pelo quarto mês seguido. Com quase 31 mil emplacamentos, a marca da Stellantis abocanhou 19% das vendas no mês, abrindo diferença de 2,5 pontos porcentuais sobre as principais rivais, a Volkswagen que vendeu 26,8 mil unidades e ficou com participação de 16,5%, em segundo lugar e ligeiramente à frente da Chevrolet (GM), no terceiro posto com 26,6 mil carros e share de 16,4%.
Na ascensão mais acelerada, a Jeep (outra marca da Stellantis) entre dezembro e janeiro subiu da oitava para a quinta posição e conquistou sua melhor colocação histórica no ranking brasileiro de veículos leves. A marca vendeu 12,1 mil veículos e atingiu participação inédita de 7,5%. O Renegade acompanhou a performance da fabricante e pela primeira vez foi o quinto carro mais vendido do País, com 7.091 unidades.
As duas principais marcas da Stellantis conseguiram em janeiro colocar cinco carros (três Fiat e dois Jeep) na lista dos dez mais vendidos no País no mês, com a picape Strada sendo a mais bem colocada na segunda posição, somando 9.232 emplacamentos, pouco mais de mil unidades atrás do Chevrolet Onix, que seguiu na liderança do mercado com 10.568 vendas no mês.
Com o forte desempenho de Fiat e Jeep, somado às vendas bem mais tímidas de outras três marcas do grupo no Brasil (Peugeot/1.519, Citroën/805 e Ram/304), a Stellantis emplacou o total de 45,6 mil carros no País em janeiro, seu primeiro mês de existência após a conclusão da fusão entre os grupos PSA e FCA. Com isso, a fabricante consolidou sua primeira colocação folgada no ranking nacional de vendas, abocanhando 28% do mercado.
Como fabricantes, Volkswagen com Gol e T-Cross e a GM com Onix e Onix Plus ocuparam duas posições cada uma na lista dos dez veículos mais vendidos em janeiro. Com isso, três fabricantes (Stellantis, GM e VW) dominaram nove dos dez lugares no ranking de carros mais emplacados do mês. Sobrou apenas um lugar, mas bem posicionado, para a Hyundai com o seu HB20, que foi o terceiro carro mais comprado no início de 2021, o que ajudou a consolidar a coreana na quarta colocação entre as marcas mais vendidas, com participação de 9,1% e total de 26,6 mil unidades emplacadas.