Fatores que levam ao comprometimento do eixo diferencial


Patinação, tranco e impactos por conta do excesso de carga são alguns dos motivos que podem danificar o componente
Fatores que levam ao comprometimento do eixo diferencial

O complexo sistema de engrenagens do diferencial requer alguns cuidados na hora da manutenção. Localizado no eixo traseiro, o diferencial serve também para suportar parte do peso do veículo. Além disso, ele compensa a diferença de rotação que existe quando o caminhão entra numa curva. “Na curva para a direita, a roda interna gira menos que a externa”, exemplifica Jeferson Credidio, gerente de engenharia e qualidade da Nakata.

Entre os principais fatores que causam problemas no diferencial estão: patinação prolongada, trancos e impactos por conta do excesso de carga. O veículo é projetado para uma carga específica, caso haja excesso, o motorista submete todo o conjunto a esforços para qual não foi dimensionado. “Isto reduz a vida útil do diferencial”, afirma.

Segundo Credidio, diferencial roncando, barulho em curvas, trancos e batidas em saídas são sintomas que apontam comprometimento do componente.

Um dos cuidados recomendado é com a lubrificação correta. “Por meio do bujão, o mecânico deve verificar o nível e, caso seja necessário, completar com o lubrificante recomendado pela montadora do veículo”, comenta. Também é preciso observar se há vazamentos, principalmente, na junta da tampa ou cubo da roda.

Veículos que porventura tenham trafegado por regiões alagadas devem ter o óleo do diferencial substituído tão logo seja possível.

O gerente alerta também para o ajuste. Um ajuste errado pode fazer com que a carga seja aplicada só nas pontas dos dentes, ocasionando desgaste acentuado e, geralmente, quebra. “É importante que o mecânico que for fazer a troca de coroa e pinhão, por exemplo, tenha as ferramentas indicadas para fazer o ajuste”, adverte. A quebra leva pedaços dos dentes para dentro de outros componentes, danificando todo o conjunto e o custo da reparação é elevado.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.        

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

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