Categories • Automotivas

Especialista esclarece como o calor afeta o ar-condicionado de carros

Com o período de altas temperaturas, o bom funcionamento do ar-condicionado no carro torna-se um item essencial para o conforto e segurança dos motoristas. No entanto, o calor intenso pode sobrecarregar e impactar o desempenho do sistema de refrigeração dos veículos. Leonardo Araújo, diretor comercial do Grupo Gerardo Bastos, esclarece como o clima quente pode afetar o ar-condicionado dos carros.

“Em dias muito quentes, o ar-condicionado precisa trabalhar mais para resfriar o interior do veículo, o que pode resultar em um aumento no consumo de combustível. Para compensar isso, o recomendado é que o sistema de ar-condicionado seja sempre mantido em bom estado de funcionamento, com manutenção periódica”, destaca.

Além disso, o profissional ressalta que, em períodos muito quentes, é comum que os motores dos carros aqueçam mais rapidamente. Para evitar o superaquecimento, o ar-condicionado desempenha um papel importante. “É preciso ter cuidado porque isso pode colocar uma pressão adicional no sistema, levando a um desgaste maior”, alerta.

A umidade também desempenha um papel vital na eficiência do ar-condicionado. Leonardo Araújo explica que, em regiões úmidas, o sistema precisa remover a umidade do ar, o que pode sobrecarregá-lo e resultar em problemas de gotejamento excessivo.

“Por isso, enfatizo sempre a importância de verificar regularmente o sistema de ar-condicionado do carro, principalmente durante as épocas de calor intenso. A manutenção preventiva, como limpeza, verificação dos filtros e inspeção de componentes, pode garantir que o ar-condicionado funcione bem, proporcionando conforto e segurança aos motoristas, independentemente das condições climáticas”, conclui.

Sobre o Grupo Gerardo Bastos

Há 55 anos na estrada, Gerardo Bastos, revendedor oficial Pirelli, é referência nacional no mercado de pneus. Graças ao contínuo aperfeiçoamento dos seus serviços, dos modernos equipamentos e da vasta linha de produtos oferecidos, a Gerardo Bastos garante a satisfação e, principalmente, a segurança dos clientes. Não é à toa que a rapidez, a qualidade e o bom atendimento da Gerardo Bastos são tão conhecidos quanto o famoso e consagrado slogan “Onde um pneu é um pneu”.

Além de possuir uma linha completa de pneus para todos os tipos de veículos nacionais e importados, a Gerardo Bastos também atua no conceito de Centro Automotivo completo, oferecendo uma ampla gama de serviços para veículos leves (Car Center) e pesados (Truck Center).

You May Also Like