Entidades apelam pelo acesso aos dados dos veículos na União Europeia


Nos últimos 10-15 anos os prestadores independentes europeus de serviços automotivos e de mobilidade fizeram investimentos significativos em soluções de retrofit para acessar dados gerados por veículos
Entidades apelam pelo acesso aos dados dos veículos na União Europeia

Numa declaração conjunta, o CLEPA e outras partes interessadas apelam a uma ação regulamentar imediata para desbloquear o ecossistema europeu de dados automóveis, promovendo a concorrência, a inovação, a escolha do consumidor e a acessibilidade dos preços. A declaração insta o poder executivo da UE a agir de forma decisiva e a propor legislação setorial específica sobre o acesso a dados, funções e recursos nos veículos até ao final deste ano.

Nos últimos 10-15 anos, os prestadores independentes europeus de serviços automotivos e de mobilidade fizeram investimentos significativos em soluções de retrofit para acessar dados gerados por veículos, impulsionando a inovação e a implantação. Neste artigo conjunto, o grupo de Provedores de Serviços Independentes (ISP) analisa as apostas de um espaço de dados não regulamentado, especialmente à medida que os veículos definidos por software (SDVs) ganham destaque convencional. A ausência de regulamentação resultará em perdas anuais potenciais significativas, projetadas em € 26 bilhões até 2030 e de € 95 bilhões até 2050, para o mercado independente de reposição automotiva.

Fonte: CLEPA

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO