Empresários de pequenos negócios resgatam aprendizados gerados na pandemia


Empresários de pequenos negócios resgatam aprendizados gerados na pandemia

O evento de troca de experiências, Empretec Realiza, acontece nos dias 30 e 31 de agosto, 100% online

Durante a pandemia da Covid-19, os empreendedores brasileiros – em especial os donos de pequenos negócios – precisaram se adaptar e desenvolver novas habilidades e soluções para superar a crise. Para os empresários e potenciais empreendedores que participaram do Empretec (programa da ONU que no Brasil é desenvolvido pelo Sebrae), o desafio não foi diferente, mas eles ressaltam que participar dessa iniciativa foi fundamental para aumentar a sua capacidade de inovação e adaptação ao novo cenário.

É o caso do empresário paraibano Evandro Filho, dono da “Tem Jeito Conserto”, empresa que atua no formato de franquia. Apesar das dificuldades, o negócio conseguiu dobrar de tamanho, apesar da pandemia, com mais duas lojas em operação. Ele acredita que o sucesso alcançado neste momento é resultado de um comportamento empreendedor desenvolvido durante o Empretec.

“No Seminário somos colocados em um campo de batalha e a ideia é gerar um certo caos para que o empreendedor consiga enxergar a luz no fim do túnel. Essa situação é justamente o que aconteceu no início da pandemia. Eu tive que fechar as lojas por mais de 100 dias e para isso tiver que decidir rapidamente quais custos cortar e procurei os fornecedores para negociar algumas despesas. Eu precisava proteger o caixa naquele momento”, explicou.

Segundo Evandro, antes da recomendação oficial do governo para uso de máscaras, a empresa já havia começado a produção. “Saímos na frente e mudamos o modelo de negócio no período mais crítico. Primeiro vendemos para o consumidor final, mas depois procurei parcerias com grandes empresas, que estavam fora do nosso core business, para o fornecimento de máscaras personalizadas e dentro das normas técnicas”, contou.

A enfermeira e empreendedora, Adriana Barbosa, uma das sócias da Cicatriz, empresa especializada em tratamento de feridas, também acompanha o crescimento dos negócios, apesar da pandemia. Ela comenta que quando o volume de clientes caiu, foi estratégico pensar rapidamente em estruturar alguns processos internos e buscar soluções para os problemas que apareceram.

“Foi a hora de tirar alguns projetos da gaveta, investir em tecnologia e expandir o atendimento domiciliar. Era preciso nos reinventar e nós sabíamos que o nosso negócio estava crescendo significativamente e não deixaria de existir por causa da pandemia”, declarou. Ao contrário de muitas empresas, a Cicatriz teve que contratar mais funcionários para atender às demandas. Além da empresária, os outros sócios da empresa fizeram o Empretec. “Como somos da área da saúde, não tivemos uma formação em gestão. Então todos os sócios fizeram e nosso contador também. A experiência nos ensinou a sermos mais ousados e focarmos na solução dos problemas”, analisou. O negócio, que tem uma base na Paraíba, se prepara para abrir uma loja em Recife e tem perspectivas de grande expansão.

Em Bauru, interior de São Paulo, a empresária Danielli Pôa, já tinha uma longa carreira na contabilidade quando participou do Empretec. Por insistência do marido, que era empreteco (como são conhecidos os que já participaram do seminário), ela participou do seminário e a partir de então, conseguiu ter mais confiança para tomar as decisões certas. “O Empretec me permtiu ter consciência do meu potencial e das minhas limitações. Além disso, eu fiz contato com outros contadores que hoje são meus parceiros”, ressaltou. Durante a pandemia, a empresária agregou valor ao escritório de contabilidade com serviços de consultoria financeira prestados por uma colega empreteca. Danielli também abriu dois novos negócios com outros sócios: a Praxis Consultores Associados que atua na área previdenciária e a Innovar Auditoria Internacionales que presta serviços para negócios estrangeiros.

“Se não fosse o Empretec e o contato que eu tive com os outros empresários que estavam no grupo, eu não teria me aberto para novas possibilidades. Foi muito importante também para eu não me acomodar. Eu via pessoas fazendo e eu pensava que eu também seria capaz”, disse. Até o final do ano, a empresária e contadora também começará outros dois negócios que ainda estão sendo estruturados.

Entenda
O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que é aplicada em 40 países. No Brasil, o Sebrae é o responsável exclusivo pela aplicação da imersão desde 1993 com a formação de mais de 288 mil ‘empretecos’, o que corresponde a mais de 60% dos capacitados de todo o mundo.

No próximo dia 30 e 31 de agosto, durante o Empretec Realiza, os empretecos vão estar reunidos novamente para resgatar aprendizados e trocar experiências sobre o enfrentamento da pandemia. O evento será exclusivo para esse público com uma programação 100% online e gratuita. As inscrições já estão abertas por meio do site do evento. Clique aqui.

Com a expectativa de reunir em torno de cinco mil pessoas, o Empretec Realiza será uma oportunidade para fortalecer a comunidade empresarial e reforçar a importância do conjunto de comportamentos empreendedores que são essenciais para o sucesso dos negócios.

Entre os convidados para comandar o evento estão o jornalista e apresentador Zeca Camargo; a locutora e comunicadora Regina Bittar, conhecida pela voz do Google Tradutor; e pelo poeta e empreendedor George Daniel.

Fonte: Sebrae

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO