Para oferecer alto desempenho, as bombas de vácuo requerem um fluxo volumétrico de óleo do motor de 30 a 60 litros por hora
A Pierburg, marca premium de componentes mecatrônicos que atende as principais montadoras com presença global e comercializada no Brasil pela Motorservice, divisão do Grupo Rheinmetall Automotive que também detém as marcas Kolbenschmidt (KS) e BF, destaca dicas importantes para a substituição da bomba de vácuo do motor.
Para oferecer alto desempenho, as bombas de vácuo requerem um fluxo volumétrico de óleo do motor de 30 a 60 litros por hora. As versões mais modernas são do tipo de palhetas giratórias. O desgaste prematuro desse componente pode ocorrer por conta de uso de óleo lubrificante vencido ou contaminado por meio de partículas de sujeiras e de fuligem do escape.
Alguns cuidados na hora da substiuição da bomba de vácuo que devem ser tomados na montagem são:
• Verificar impreterivelmente se existe uma alimentação de óleo lubrificante impecável;
• Desmontar a bomba de vácuo;
• Proteger os componentes de montagem contra o óleo vazado;
• Segurar um recipiente (proveta graduada ou semelhante) diante do furo ou canal do óleo lubrificante;
• Deixar funcionar o motor brevemente em marcha lenta ou com velocidade do motor de partida para controlar o vazamento de óleo;
• O óleo deverá vazar continuamente ou com pulsação uniforme do respectivo canal do óleo lubrificante ou tubo de óleo. Se isso não acontecer, é importante detectar a causa (eventual obstrução).
O reparador e embaixador da marca Pieburg no Brasil, Pedro Luiz Scopino, recomenda a marca porque realmente aplica os produtos em sua oficina e reforça a qualidade e confiabilidade dos mesmos. A sua relação com a marca tem história, pois está presente na sua oficina desde a época dos carburadores Solex.
Sobre a Motorservice – O Grupo Motorservice é a organização de vendas das atividades globais de pós-vendas da Rheinmetall Automotive. É um fornecedor líder de componentes de motores para o mercado de peças de reposição, englobando as marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF. Uma extensa disponibilidade de produtos permite que os clientes adquiram todas as suas peças de reposição de uma única fonte. Além disso, OFERECEMOS SOLUÇÕES é o lema da divisão que atua como solucionadora de problemas para distribuidores, atacadistas, varejistas e oficinas mecânicas. A Motorservice oferece um nível de conhecimento técnico de destaque, somente disponível por ser uma empresa de alta tecnologia.
No Mundo – Com 80 unidades de produção em todos os continentes e mais de 20 mil colaboradores, o Grupo Rheinmetall possui duas áreas de atuação: a Rheinmetall Automotive e a Rheinmetall Defence.
O negócio automotivo conta com três divisões Hardparts, Mechatronics, e Aftermarket, representadas pelas marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e Motorservice. Entre os grandes fornecedores automotivos mundiais, desenvolve soluções voltadas à redução de consumo de combustível e emissões e também à mobilidade, como novas tecnologias para atender os veículos elétricos.
Mais informações:
Talita C. Peres – Gerente de Marketing – talita.peres@br.rheinmetall.com – (19) 3484-1312
Jornalista responsável: Majô Gonçalves – MTB 24.475 – Verso Assessoria –versocomunicacao@uol.com.br – (11) 4102-2000