Observar com atenção as luzes do painel de instrumentos é uma boa maneira para verificar o bom funcionamento e o desempenho geral do veículo. Para saber o motivo das cores serem diferentes, o significado de cada símbolo e como proceder caso alguma delas acendam, a Delphi Technologies preparou uma série de dicas que podem facilitar a vida do motorista e tornar mais segura as suas viagens.
De acordo com Lucas Kozma, técnico de suporte ao cliente do time de Aftermarket da Delphi, quando a chave de ignição é acionada no primeiro estágio, todas as luzes do painel se acendem. “Dessa forma, podemos verificar se todas as figuras estão funcionando adequadamente”, explica. “Após um intervalo que varia de três a dez segundos, elas se apagam, permanecendo acesas apenas as luzes referentes à alguns sistemas do carro”.
Cores das luzes do painel
Kozma informa que as lâmpadas do painel são classificadas pelas cores amarela, vermelha, verde e azul. As amarelas indicam um problema de gravidade moderada. “Neste caso, é possível rodar com o veículo por um tempo, mas é recomendado levá-lo para uma oficina para uma análise”, aponta.
As vermelhas advertem problemas graves. Por conta disso, o veículo deve ser parado imediatamente, uma vez que o automóvel pode estar com danos graves e prejudicar a segurança dos passageiros. “Quando isso acontecer, é preciso levá-lo urgentemente à oficina para verificação do defeito”, afirma Kozma.
Já as lâmpadas verdes e azuis indicam que algum dispositivo está ligado, por exemplo, faróis, piscas, piloto automático, luz de neblina.
Principais luzes do painel
Além das cores, cada luz do painel apresenta um símbolo com um significado diferente e cada figura indicará qual parte do veículo está acionado ou com problemas.
Luz do freio:
Indica que o freio de mão está acionado. Pode apontar um mal funcionamento do freio devido à desgastes de componentes ou falhas no sistema. “Essa luz é vermelha porque existem riscos de o freio não funcionar adequadamente”
Luz de temperatura do motor:
Indica aumento da temperatura do motor e, eventualmente, sinais de um problema no sistema de resfriamento. “Se esta luz aparecer, poderá haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô”, sinaliza Kozma. “Primeiro, pare o veículo o mais breve possível, espere o motor esfriar, verifique e complete o nível do fluido de arrefecimento se necessário, observe quaisquer vazamentos sob o motor e se o ventilador do radiador está funcionando corretamente”.
Luz do óleo:
Indica falha no sistema de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de pressão. “Se o motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação, teremos um desgaste acentuado das peças móveis e um aumento da temperatura que pode fundi-lo”, alerta Kozma.
Luz de carga da bateria:
Indica problemas na bateria do carro. “Ela também pode indicar inconvenientes no sistema elétrico e também falta de carregamento de energia pelo alternador”, informa Kozma. “Caso permaneça acesa, poderá dificultar a próxima partida do motor”.
Luz do airbags:
Indica que o sistema de segurança passivo do airbag poderá apresentar falhas caso ocorra um acidente. “É muito importante ficar atento neste ponto, e procurar uma oficina caso essa luz acenda”.
Luz de reserva do tanque de combústível:
Segundo Kozma, ela indica que o tanque de combustível está na reserva e que o veículo tem apenas alguns quilômetros de autonomia. “Quando isso acontece frequentemente, a temperatura de trabalho da bomba de combustível é elevada devido ao menor volume de combustível para auxiliar na refrigeração da peça”, relata. “Isso também pode reduzir a vida útil do conversor catalítico.”
Luz da injeção eletrônica:
Ela indica algum defeito no motor. “Não é possível especificar em qual componente apenas pela luz, mas o veículo pode apresentar falhas no funcionamento, alto consumo de combustível e elevação dos níveis de emissão”, avalia Kozma. O técnico também explica que caso a luz acenda após o abastecimento, a central eletrônica pode não ter reconhecido o novo combustível, ou ele é simplesmente de baixa qualidade. Se esta luz permanecer acesa mesmo após o abastecimento em um posto de combustíveis de confiança, é importante buscar o auxílio de uma oficina para uma análise corretiva do sistema.
Luz do ABS (Antilock brake system):
Símbolo obrigatório desde 2014 em veículos novos vendidos no Brasil. Kozma explica que esse sistema é responsável por evitar o travamento das rodas em uma frenagem de emergência. “É importante ficar atento se o ABS apresenta alguma irregularidade, que poderá ocasionar falhas na frenagem”, relata.
Luz do EPS (Electric Power Steering):
Se trata de um sistema de direção com assistência elétrica, permitindo uma maior maciez ao movimentar o volante. “Caso haja algum problema no sistema, a direção não deixará de funcionar, todavia, perderá a assistência”, afirma Kozma. “A falta desse auxílio dificultará manobras e a própria condução do veículo”
Luz do ESC (Electronic Stability Control):
Kozma ensina que o ESC é o controle de estabilidade que utiliza os dados de alguns sensores como: sensor de velocidade de cada roda e sensor de posição do volante para manter o veículo em sua trajetória fazendo a distribuição da frenagem, em cada roda. “Essa luz acende quando o veículo é ligado e se apaga após alguns segundos”, diz. “Se trata de um sistema de segurança ativo, porém, se luz permanecer acessa continuadamente, há um problema no sistema”.
O ESC pode ser desativado por meio de um botão no painel e uma luz indicará que ele está desligado. Entretanto, Kozma recomenda esta ação apenas quando o motorista estiver em um terreno de baixa aderência como areia, cascalho ou terra para facilitar a movimentação inicial do veículo.
Luz do imobilizador:
Indica uma falha de comunicação entre uma chave de injeção eletrônica e a antena instalada no miolo da chave. A antena informa para a central se a chave é a correta. Os desenhos deste símbolo podem ser de uma chave apenas, de um carro com uma chave ou um cadeado. “Caso ele esteja acesso, pode haver dificuldade de partida e o correto é procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito”, sinaliza Kozma.
Indicador de aquecimento de combustível:
Indica que o sistema de partida à frio está ativo e aquecendo o combustível. O tempo que a figura permanece ligada pode variar de acordo com a condição da bateria e a temperatura do ar e da água. “Geralmente, a partida do motor é liberada quando ela se apagar e se ela continuar funcionando depois do aquecimento do motor ou enquanto dirige, pode estar acontecendo uma falha no sistema”, avisa Kozma.
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Eduardo Sanches
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