Cybertruck da Tesla terá versão com quatro motores e direção “caranguejo”

Elon Musk, CEO da fabricante, anunciou mudanças e declarou que veículo poderá ser dirigido diagonalmente (Victor Bianchin, AB)
Cybertruck da Tesla terá versão com quatro motores e direção “caranguejo”

A Tesla vai alterar os detalhes de uma das versões de seu Cybertruck. Agora, em vez da versão de três motores que havia sido anunciada em 2019, a picape elétrica terá uma versão com quatro motores, um para cada roda. O anúncio vem após a Tesla ter retirado as especificações técnicas do Cybertruck de seu site mês passado, provavelmente em antecipação a essas mudanças.

A informação foi dada pelo CEO da empresa, Elon Musk, em um tweet respondendo uma notícia com rumores. Ele afirmou que “a produção inicial será de uma variante com 4 motores, com controle de torque independente de cada roda e resposta ultrarrápida”. Um usuário perguntou se o veículo poderá ser dirigido como um tanque e o executivo respondeu: “ele terá direção tanto frontal como traseira, então não será apenas como um tanque – ele pode ser dirigido diagonalmente como um caranguejo”

O novo modelo deve substituir o de três motores, que custava US$ 69.900 e tinha 800 km de autonomia. Musk não informou se o preço será aumentado, mas respondeu a um leitor dizendo que as pessoas que fizeram reserva da versão antiga poderão fazer um upgrade. Ele também prometeu um cronograma do produto na próxima reunião com investidores.

A direção “caranguejo” é um característica já presente na Hummer elétrica da GM, anunciada em 2020 e com previsão de chegada ao mercado em 2024. Com ela, é possível virar as quatro rodas simultaneamente para a direção desejada e fazer o carro virar em linha reta.

Já a virada em tanque é uma das atrações da R1T, da Rivian (que acabou de se tornar a segunda maior montadora dos EUA). Esse recurso permite que o carro gire sobre o próprio eixo, virando em 360o sem sair do lugar.

Veja como funciona no vídeo abaixo:

Ou seja: o Cybertruck agora terá dois recursos que foram diretamente inspirados em seus concorrentes. É uma inversão interessante: após anos ditando tendências, a Tesla agora se vê na posição de influenciada.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO