Créditos da Nota Fiscal Paulista vencem dia 17. Saiba como resgatar valores


Créditos da Nota Fiscal Paulista vencem dia 17. Saiba como resgatar valores

No próximo dia 17 de outubro os créditos que fizerem um ano de emissão serão cancelados e sem direito a reativação

Nota Fiscal Paulista tem validade de até 12 meses após a data de sua emissão e disponibilização pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, após esse prazo, os créditos serão cancelados.

Com saldo mínimo para resgate de R$0,99, a quantia arrecadada pela nota fiscal pode ser transferida em qualquer momento dentro deste período reduzido, que antes era de até cinco anos.

A alteração do prazo aconteceu em outubro de 2020 com a Lei Estadual 17.293, sancionada pelo autor da matéria e governador João Doria (PSDB), que justificou como uma medida voltada ao ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas.

No próximo dia 17 de outubro os créditos que fizerem um ano de emissão serão cancelados.

Como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista

  • O primeiro passo é acessar o Sistema da Nota Fiscal Paulista, realizar login com seu usuário e senha já cadastrados pelo site ou aplicativo;
  • Na opção “conta corrente” selecione “utilizar créditos”;
  • Surgirá a opção para escolher crédito em conta corrente, crédito em poupança ou quitação e abatimento no valor do IPVA;
  • Se for resgatar os valores para sua conta, não esqueça que a mesma deverá ser de sua titularidade, não valem contas conjuntas ou de terceiros;
  • Preencha os dados solicitados;
  • Confira os dados e finalize a operação confirmando o procedimento.

Caso prefira abater ou quitar o IPVA, não há valor mínimo de créditos para a modalidade e o desconto será aplicado no imposto do próximo ano. O veículo que recebe o abatimento deve corresponder ao mesmo CPF de quem possui os créditos na Nota Fiscal Paulista.

No site ou app, o mesmo procedimento acima deve ser realizado, mas ao invés de resgatar os valores, selecione a opção do IPVA, insira seu Renavam e clique em “verificar”. Se os dados estiverem corretos, o botão de “confirmar” aparecerá e o valor a ser abatido deverá ser preenchido.

Fonte: Portal Contábeis – Publicado por IZABELLA MIRANDA | Jornalista (https://www.contabeis.com.br/noticias/49017/nota-fiscal-paulista-saiba-como-resgatar-valores-e-prazo-para-creditos-expirarem/?utm_source=destaque&utm_medium=menor&utm_campaign=Home)

Compartilhe

Parceiros