Como fazer diagnóstico de folgas e ruídos do sistema de suspensão e direção

Estão entre os itens a serem analisados nos sistemas: bucha de bandeja, pivô de suspensão, apoio de mola, coxim superior, batente, bieleta, terminais de direção e axial
Como fazer diagnóstico de folgas e ruídos do sistema de suspensão e direção

O amortecedor é a principal peça do sistema de suspensão, mas não é a única. É preciso tomar cuidado na hora da manutenção, pois nem sempre  ruídos são provenientes dele. Há vários pontos no sistema de suspensão e de direção vulneráveis a ruídos e folgas. “É fundamental fazer um teste de rodagem com o veículo para tentar identificar de onde vem o barulho e ou folga”, comenta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata.

São diversos itens a serem analisados, entre eles, bucha de bandeja, pivô de suspensão, na própria torre do sistema de suspensão do amortecedor, há o apoio de mola, coxim superior, batente e bieleta ligada à barra estabilizadora.

No sistema de direção, folgas podem ser oriundas do terminal axial, ligado à caixa de direção. “Com o carro suspenso, para verificar folgas no sistema de direção, basta balançar o pneu com as mãos, movimentando-o um lado do pneu para parte interna do veículo e outro para externa”, explica. Ele ressalta também que, caso as coifas estejam rasgadas, a graxa do pino esférico é contaminada por impurezas, resultando em folgas excessivas nos terminais de direção e axial.

 Ainda com o veículo no elevador, é possível fazer verificações com a alavanca. “Ao fazer o teste de rodagem, se for constatado, que na aceleração e desaceleração, uma das rodas movimenta-se fortemente para frente e para trás, é indício de folga nas buchas da bandeja”, alerta. É possível fazer movimentos com a alavanca para observar a folga também no pivô. “São fontes de ruído da suspensão”, esclarece.

Outro ponto que deve ser considerado é o estado da mola helicoidal. “Caso o veículo esteja arreado ou desnivelado, apresentando final de curso na suspensão ao passar por lombadas no teste de rodagem, é possível que a mola esteja danificada, comprometendo, assim, o amortecedor e buchas inferiores”, adverte.

Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no canal do YouTube da Nakata (https://www.youtube.com/watch?v=dngbm93qhCg)

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

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