A contribuição da tecnologia no aftermarket tem aumentado benefícios do setor
É sabido que a tecnologia avança diariamente em grande velocidade. Todos os dias surgem novos apps para celulares que facilitam o cotidiano das pessoas e das empresas. E no segmento automotivo esse cenário não é diferente. Montadoras, autopeças, distribuidores e aplicadores precisam se atualizar constantemente.
No aftermarket, cada vez mais, softwares de gestão para pequenas oficinas e autopeças estão surgindo, com recursos que até então somente eram encontrados em sistemas de grandes empresas, como dashboards (painéis de controle) que auxiliam a análise de dados e gráficos para o gestor do negócio. Os sistemas estão se integrando, permitindo emissão de notas fiscais automatizada, controle de estoque, reposições, compras e vendas tudo no mesmo lugar e ainda por cima na nuvem, podendo ser acessados até pelo celular.
Outro avanço que a tecnologia tem proporcionado é a conectividade entre as empresas do segmento. Atualmente, assim que a fábrica lança um produto ou quando evolui um já existente, automaticamente toda a cadeia pode ser informada pelos meios digitais, de forma rápida, precisa e segura. Os catálogos online também são atualizados em tempo real, o que facilita a vida dos operadores.
Também por meio da transformação digital o conhecimento tem se difundido de forma mais rápida, com webinares, lives e mesmo sistemas de ensino à distância (EAD). E durante a pandemia deste ano de 2020, essa modalidade se fortaleceu, tornando-se a principal ferramenta para a educação.
O caminho inverso da informação também acontece com mais agilidade por conta da transformação digital. A ideia é que a informação chegue até a fábrica de forma automática, através dos logs dos sistemas de buscas, sem a necessidade de o usuário enviar um e-mail ou acionar o local, por exemplo.
E por trás dessa transformação digital, surge o conceito BIOsmart, que aponta a tecnologia apenas como uma parte da solução. Nele, o BIO (pessoas) sempre deve ser maior que o smart (tecnologia) e se invertermos essa lógica, as evoluções tecnológicas tendem a não fazerem sentido. Essas evoluções devem servir para facilitar o cotidiano das pessoas e não para substituí-las.
Acompanhando esse cenário de evolução, a DPK criou em parceria com a Maxxipel (empresa de Tecnologia e inovação do grupo DPaschoal) o Portal do fabricante, que traz um melhor nível de relacionamento da cadeia e solução para o mercado como um todo, desde o cliente até o fabricante. Com essa plataforma, a companhia ganhou o 3º lugar na categoria Comércio Atacadista e Varejista, do prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”. Realizado pela IT Mídia em parceria com a PwC, o prêmio reconhece os executivos responsáveis pelas iniciativas de transformação digital que impactaram os negócios no último ano.
Além do Portal do fabricante, a empresa também já tem em funcionamento o KDaPeça (solução B2B) que é uma das ferramentas que contribui para facilitar essa comunicação entre fábrica e aplicadores por meio do catálogo online (SuperK), no qual a fábrica pode informar a aplicação de novas peças e essas peças passarão e ser exibidas nas buscas por veículos.
O Grupo DPaschoal ainda disponibiliza a plataforma Maxxi Training, que é focada em conectar todo o setor automotivo, levando capacitação para os varejistas e aplicadores. Em 8 anos de funcionamento, já realizou mais de 700 feiras com 140 mil certificações e em 2020 ganhou força com a pandemia de Covid-19, usando os recursos que o avanço da tecnologia oferece, passando agora a distribuir conhecimento por meios digitais, potencializando o alcance para todas as regiões do país, com aulas ao vivo e certificações digitais.
Sobre a DPK
Especializada na distribuição automotiva no Brasil, a DPK está no mercado desde 1987, contando com quinze filiais pelo país com um sistema avançado de distribuição de produtos. Com sua matriz em Campinas e sempre atenta a modernização do mercado e a exigência do cliente por serviços e atendimentos mais dinâmicos, a DPK criou o KDaPeça, um catálogo eletrônico completo e simples de utilizar, através do qual é possível realizar compras online, verificar o estoque, fazer orçamentos personalizados e comparativos entre os produtos, 24 horas por dia. O KDaPeça torna a empresa ainda mais aberta a inovações e pronta para levar soluções e aprimorar cada vez mais essa relação proporcionando ao cliente uma ótima experiência de compra. www.dpk.com.br ou fique por dentro das novidades em: www.kdapeca.com.br.
Informações à imprensa
Alfapress Comunicações
Isabela Lopes (19) 9.8450-0012
isabela.lopes@alfapress.com.br