Comissão debate reciclagem de veículos no Brasil


Apenas 1,5% dos veículos sucateados são enviados para reciclagem no País atualmente
Comissão debate reciclagem de veículos no Brasil
Foto: Governo do Rio de Janeiro

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quarta-feira (3) para discutir a reciclagem de veículos no Brasil.

Idealizador do debate, o deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS) afirma que hoje os automotores sem condições de trafegar no País têm sido destinados, em regra, a aterros sanitários, contaminando o solo e causando prejuízos ao meio ambiente, ou a ferros-velhos, fomentando, frequentemente, o mercado ilegal de peças usadas.

Na opinião do parlamentar, a reciclagem seria a melhor alternativa a ser dada aos veículos que chegaram ao fim da vida útil. “Um carro comum pode ter até 85% de suas peças reaproveitadas, e partes plásticas e metálicas podem ser recicladas, o que faz com que apenas 5% do automóvel seja, de fato, descartado”, diz. “Na Europa, 85% dos veículos passam pelo processo de reciclagem; no Brasil, o índica é de apenas 1,5%.”

Convidados
Foram convidados para a audiência:
– o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André Luiz Felisberto França;
– o secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro;
– o diretor de relações institucionais e governamentais do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Delile Guerra;
– o diretor de assuntos jurídicos e institucionais do Instituto Nacional das Empresas de Preparação de Sucata Não Ferrosa e de Ferro e Aço (Inesfa), Igor Ferreira Luna; e
– o presidente da Associação Brasileira de Reciclagem Automotiva (Abcar), Julio Cesar Luchesi de Freitas.

Como assistir
A reunião será realizada no plenário 11, às 8h30, e poderá ser acompanhada ao vivo por meio do portal e-Democracia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO