Case e New Holland lançam portfólio de ferramentas para agricultura digital

Case e New Holland lançam portfólio de ferramentas para agricultura digital

CNH Industrial fez parcerias com seis empresas para criar plataforma AGXTEND, que nasce com 10 produtos e serviços Pedro Kutney, AB)

Case IH e New Holland Agriculture, as duas fabricantes de maquinário agrícola do grupo CNH Industrial, vão passar a oferecer aos clientes um novo portfólio de ferramentas para agricultura digital, reunidos na plataforma batizada AGXTEND, que nasce com 10 produtos e serviços lançados esta semana, todos desenvolvidos em conjunto com seis empresas parceiras: Zasso, Raven, Bosch, Agrosystem, Cropmam e BemAgro. 

Segundo a CNH Industrial, a nova plataforma democratiza o acesso às ferramentas de agricultura digital, pois é acessível a todos os tamanhos e perfis de agricultores, com soluções que podem ser aplicadas em todas as etapas do ciclo de cultivo. Incluindo aplicativos, componentes e serviços, o portfólio da AGXTEND é desenvolvido com base na inovação colaborativa, reunindo tanto empresas já estabelecidas no mercado como startups. Nesse modelo, a CNH faz a incubação dos projetos, que posteriormente ganham escala dentro da sua gama de produtos e serviços.

Segundo Gregory Riordan, diretor de tecnologias digitais da CNH Industrial América Latina, o AGXTEND combina a oferta de tecnologias inovadoras e disruptivas com novos modelos de negócios, tornando mais acessível a compra ou aluguel de ferramentas que aumentam produtividade e eficiência operacional, independentemente do tamanho da propriedade ou volume de produção. 

Riordan cita o exemplo da empresa brasileira Zasso, na qual a CNH Industrial tem participação minoritária, que desenvolveu o XPOWER, um equipamento que remove ervas daninhas por meio de choques elétricos – assim evita o uso de defensivos agrícolas, preserva o solo e é 20 vezes mais rápido do que outros métodos de eliminação de plantas indesejadas na lavoura. Inserido no portfólio AGXTEND, o equipamento pode ser alugado por hora ou por hectare de utilização.

As ferramentas AGXTEND

As tecnologias AGXTEND já estão disponíveis nos concessionários New Holland Agriculture e Case IH em todo Brasil, juntamente com outras soluções digitais dos portfólios PLM (Precision Land Management) e AFS (Advanced Farming System) da CNH Industrial. Veja abaixo as 10 ferramentas desenvolvidas com os parceiros:

> SOILXPLORER – Pacote de serviços desenvolvido em parceria com a Cropmam, utiliza um conjunto de dispositivos e programas (software) de coleta e processamento de dados para fazer um diagnóstico completo e preciso do solo, entregando um mapa de zonas de manejo e de compactação. Esses mapas permitem fazer um controle localizado da compactação do solo, bem como aplicação de insumos de forma mais eficiente, garantindo mais assertividade, economia de tempo e insumos, além de potencial produtivo mais sustentável.

> DEPTHXCONTROL – Também desenvolvido em parceria com Cropman, o dispositivo controla de forma automatizada a profundidade de descompactação do solo no local e na medida recomendados pelo SOILXPLORER. Pode ser usado em implementos durante o plantio de culturas como a cana-de-açúcar. Garante preparo mais eficiente e otimizado do solo, com plantio uniforme e melhor desenvolvimento das raízes para absorver os nutrientes no solo.

> DEPTHXMONITOR – Desenvolvido pela Raven, trata-se de um sensor instalado no implemento que fornece instruções em tempo real na cabine da máquina para o operador manter a profundidade alvo na operação de descompactação do solo, garantindo desenvolvimento mais uniforme da cana-de açúcar e reduzindo o abalo de mudas (soqueira) na colheita.

> XACTPLANTING – Solução de plantio inteligente desenvolvida pela Bosch que garante a distribuição uniforme das sementes, com corte e controle de taxa individual de vários modelos de dosadores do mercado, por meio de um motor instalado em cada linha da plantadeira. Cada semente é alocada no espaçamento correto, mesmo em curvas, eliminando a sobreposição ou falhas de plantio.

> XACTSPRAYER – Tecnologia desenvolvida pela Raven confere mais eficiência à pulverização. O sistema de controle em cada bico que ajusta pressão e vazão permite aplicações precisas em diversas condições. O dispositivo também monitora e controla a altura da barra de pulverização, tem injeção direta, piloto automático e se comunica com outras máquinas para manter sincronismo e máxima eficiência em todos os pulverizadores que trabalham na mesma área.

XPOWER, um dos produtos do portfólio AGXTEND da CNH Industrial: capina com choque elétrico evita a aplicação de herbicidas e preserva o solo

> XPOWER – Equipamento que remove plantas indesejadas com capina elétrica. Desenvolvido em parceria com a Zasso, substitui a aplicação de herbicidas, o que reduz o risco à vida subterrânea da plantação. É até 20 vezes mais rápido que outros métodos de eliminação de ervas daninhas. Pode ser utilizado em qualquer cultura, é certificado para uso em cultivos orgânicos e controla plantas resistentes a outros métodos de capina.

> FARMXTEND – Desenvolvido pela Agrosystem, o sistema monitora dados meteorológicos diretamente em um aplicativo no smartphone. As informações são coletadas de sensores espalhados pelos talhões, alimentados 100% com energia solar, que funcionam como estações meteorológicas, pluviômetros (quantidade de chuvas) e medem a umidade do solo.

> DRONEXPLORER – Gama de serviços baseados em imagens de drone, satélites e vetores de maquinários que auxiliam no planejamento, monitoramento e gestão da lavoura, desde o preparo de solo até a colheita. Relatórios como os de altimetria, população de plantas e matologia permitem a tomada de decisões mais rápida e assertiva em diversas operações ao longo do ciclo de cultivo. O agricultor paga pelos hectares de serviço que contratar, sem necessidade de adquirir qualquer equipamento.

> RTK+ – Por meio da internet móvel, com baixo investimento e conexão rápida, estável e segura, essa solução desenvolvida pela CNH Industrial proporciona alta precisão e correção de sinal de GNSS, de navegação por satélite, para conectar máquinas e operações de diferentes marcas. Independentemente da topografia, funciona em qualquer localidade com conectividade, ainda que as máquinas estejam distantes das bases que compõem a rede. 

> OPERE+ – Aplicativo gratuito para smartphones, desenvolvido pela CNH Industrial, para monitorar o funcionamento e desempenho de máquinas agrícolas. É o primeiro deste tipo acessível a pequenos produtores. Faz uso de sensores já existentes no smartphone, funciona totalmente offline em locais sem conectividade com a internet e fornece instruções em tempo real de como melhorar a operação.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO