Brasil terá participação recorde na Automechanika Buenos Aires

Mais de 50 fabricantes de autopeças do país irão ocupar pavilhão da mostra, uma das maiores do segmento
Brasil terá participação recorde na Automechanika Buenos Aires

próxima edição da Automechanika Buenos Aires promete, e muito, para as empresas brasileiras. Com participação do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o evento, que ocorre na capital da Argentina de 10 a 13 de abril, terá quantidade recorde de 52 fabricantes no pavilhão dedicado às companhias do país. 

O espaço de 500 metros quadradros terá mais uma vez coordenação do Brasil Auto Parts, programa desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo é, de acordo com os organizadores, fomentar as exportações de autopeças produzidas no país no evento — uma das principais vitrines para companhias do segmento no mundo.


VEJA MAIS:
– Automechanika 2022 evidencia que setor de autopeças europeu “corre atrás” da eletrificação

– Sem a China, Automechanika 2022 vira trampolim para exportações brasileiras de autopeças


É importante ressaltar que a Argentina desempenha papel importante para as fabricantes dessa seara. Nossos vizinhos, usualmente, são os maiores exportadores de autopeças nacionais. No ano passado, por exemplo, foram US$ 3,3 bilhões em embarques — o equivalente a 36,7% do total.

Além dos expositores brasileiros, há representantes de outros 17 países na próxima edição da Automechanika Buenos Aires. Temos empresas, por exemplo, da própria Argentina e também de China e Estados Unidos. 

Nos quatro dias de mostra, as fabricantes apresentarão seus produtos a compradores em potencial de inúmeros países. A última edição da feira registrou 23 mil visitantes, de 33 territórios distintos. Os números, segundo a Brasil Auto Parts, tendem a crescer em 2024.

Além da Automechanika, Buenos Aires terá seminário sobre relação comercial Brasil-Argentina

A Automechanika não é a única atração voltada ao segmento em Buenos Aires entre 10 e 13 deste mês. No dia 11, a Embaixada do Brasil na capital e o Sindipeças organizam o seminário “A indústria de autopeças e a relação comercial Brasil-Argentina: panorama e perspectivas”.

“Temos muita satisfação de ter contribuído para viabilizar o pavilhão brasileiro na Automechanika Buenos Aires deste ano e de organizar o seminário para atualizar as empresas brasileiras sobre questões aduaneiras, cambiais e comerciais atinentes às trocas bilaterais no setor”, destacou Julio Glinternick Bitelli, embaixador do Brasil em Buenos Aires.

O representante disse ainda que “a assunção do novo governo argentino e a alteração de diversas normas tornam o evento ainda mais oportuno”. Participarão do fórum George Rugitsky, diretor de Economia e Mercados do Sindipeças; Sebastian Rossi, advogado especialista em comércio exterior; Agustina Elena, despachante aduaneira; e Fernando Furci, gerente geral da Câmara de Importadores da Argentina.

O evento é direcionado às empresas brasileiras que participarão do pavilhão do BAP. O seminário será realizado no prédio da embaixada, das 9h às 12h.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO