O evento global Electric Days, que vai acontecer nos dias 26 e 27 de junho, em São Paulo (SP), terá como uma de suas atrações uma apresentação de Marcelo Rezende, Diretor de Sistemas de Baterias da BorgWarner. O executivo fará uma palestra com o tema “O papel da eletrificação no transporte de carga e de passageiros e o que a torna viável”.
O transporte de cargas e passageiros é responsável por 70% das emissões do setor e tem sua contribuição no desenvolvimento urbano. A eletrificação nesse segmento representará uma descarbonização massiva, rápida e eficaz dos grandes centros, além da democratização de tecnologias avançadas de transporte sustentável. E isso só é possível devido ao constante desenvolvimento de um dos componentes mais importantes na eletrificação automotiva: a bateria.
No início deste ano, a BorgWarner inaugurou, em Piracicaba (SP), uma nova fábrica que já está produzindo sistemas de baterias para veículos comerciais, posicionando a empresa como fornecedora global neste segmento. Marcelo, que comanda essa unidade, vai aproveitar sua experiência para explorar as possibilidades desse segmento no País durante o Electric Days.
“Consideramos o Brasil como um mercado potencial para a eletrificação de veículos comerciais, uma vez que o país detém a quarta maior frota de pesados do mundo e uma matriz energética predominantemente de fontes renováveis”, explica o executivo. “Entendemos, também, que a co-localização é imprescindível para tornar o fornecimento da bateria mais produtivo, seguro e sustentável, por isso a necessidade de produzir localmente os sistemas de baterias foi suprida com a planta em solo brasileiro”, acrescenta.
O desafio de oferecer um Pós-Venda qualificado aos clientes também foi apontado como um fator importante nessa decisão. “Dentro da nossa estratégia, um dos principais pilares da BorgWarner é oferecer um atendimento local, com uma área dedicada ao Pós-Venda, composta por engenheiros especializados que irão oferecer informações sobre os componentes e qualquer manutenção que seja necessária, tudo no mesmo lugar”, afirma Rezende.
A planta do interior de São Paulo, atualmente, é responsável pela produção de módulos eletrônicos, que são incorporados na base da bateria enviada pela matriz da empresa. Atualmente, a fábrica possui uma tecnologia de rastreamento de todo o processo de produção, bem como dos módulos que integram as baterias, garantindo mais segurança, confiabilidade e durabilidade aos componentes.
“No nosso produto final, hoje, temos nove módulos com 600 células em cada uma das baterias. Com a nossa tecnologia de rastreamento individual de cada célula, conseguimos facilitar e agilizar a detecção de possíveis problemas para realizarmos manutenções assertivas, além de ter mais precisão no acompanhamento da vida útil do equipamento”, completa.
O mercado de automóveis de passeio também está na mira da BorgWarner, mas não nesse momento. O executivo da BorgWarner afirma que ainda temos um longo caminho a ser percorrido no Brasil neste segmento, e explica que o ritmo de desenvolvimento do mercado nacional, em comparação ao europeu, é completamente diferente. “Atualmente, nosso foco são os veículos comerciais. Entretanto, com o surgimento de demanda local das montadoras parceiras, com certeza iremos trabalhar para incorporar a produção de componentes das baterias aplicadas nos modelos eletrificados de passeio, garantindo qualidade e um suporte especializado também para o consumidor final”, explica Rezende.

Sobre o Electric Days
O Electric Days, evento global organizado pela Motorsport Network, será realizado pela primeira vez no Brasil nos dias 26 e 27 de junho, no Villa Blue Tree, em São Paulo (SP). Empresas e especialistas que estão na vanguarda da transição para um futuro de zero emissões estarão reunidos para discutir a mobilidade elétrica e o ESG no Brasil.
Estão confirmadas a presença de grandes montadoras de veículos, como Toyota, Honda, BMW, GWM, Nissan e Volvo, entre outras, fornecedores do setor (como a BorgWarner), empresas como GreenV (especializada em carregamento de veículos), Google, Spott (focada em soluções de software para a tecnologia de carregamento de modelos elétricos) e diversas entidades de prestígio, como Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), BNDES, Embrapii, Fenauto e ABLA.
Na parte de conteúdo, a agenda será composta por debates, palestras e apresentações de projetos destinados à redução das emissões de carbono, transição energética, sustentabilidade, infraestrutura para veículos eletrificados e ações socioambientais, com destaque para a economia circular. A feira vai expor dezenas de veículos, entre automóveis e vans, além de produtos e tecnologias voltados para o crescente mercado da eletromobilidade.
Para conhecer a programação do evento, ainda parcial, ou adquirir ingressos, basta acessar o site www.electricdays.com.br.
SERVIÇO
- Electric Days
- Datas: 26 e 27 de junho
- Horários: 8h às 18h (dia 26) 8h às 8h às 18h30 (dia 27)
- Netwoking no Happy Hour Heineken: a partir de 18h (no dia 26) e 18h30 (no dia 27)
- Local: Villa Blue Tree
- Rua Castro Verde, 266 – Jardim Caravelas – São Paulo (SP)
CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA E INFLUENCIADORES
Para obter o credenciamento para cobrir o Electric Days, jornalistas e influenciadores só precisam acessar o link https://forms.gle/SbS4mcmtGUm2X5CZ8 e preencher os dados solicitados.
Assessoria de Comunicação do Electric Days
Grupo Printer Comunicação
Amanda Caires – amanda.caires@grupoprinter.com.br – (11) 94261-9487
Eduardo Sanches – eduardo.sanches@grupoprinter.com.br – (11) 99305-3328