BMW produzirá X5 híbrido plug-in no Brasil

Fábrica de Santa Catarina monta atualmente os modelos X1, X3, X4 e Serie 3
BMW produzirá X5 híbrido plug-in no Brasil

Por Bruno de Oliveira

A BMW revelou na quarta-feira, 10, que vai produzir na fábrica de Araquari (SC) uma versão híbrida plug-in do X5. O utilitário esportivo entra na linha catarinense no último trimestre do ano.

Segundo Reiner Braun, presidente e CEO da montadora na América Latina, a produção do modelo na unidade será custeada com recursos do atual ciclo de investimento da empresa, de R$ 500 milhões, que teve início em 2021 se encerra em 2024.


VEJA MAIS:
– BMW prepara 15 lançamentos para 2024 no Brasil
– BMW atinge meta de vendas globais de carros elétricos


A chegada do X5 PHEV híbrido plug-in ao line-up feito pela empresa no país – que inclui os SUVs X1, X3, X4 e o sedã Serie 3 – não deve promover maiores transformações no modelo produtivo local da montadora.

BMW X5 híbrido terá baixo conteúdo nacional

Reiner Braun (esq.) e Michael Nikolaides durante anúncio da montagem do BMW X5 híbrido no Brasil (Foto: Bruno de Oliveira)

Desde 2014, quando a fábrica foi inaugurada na esteira do Inovar-Auto, o sistema de produção da BMW em Santa Catarina envolve baixo nível de conteúdo nacional, com boa parte dos componentes sendo importados.

O X5 PHEV, portanto, deverá ter sua estrutura armada na fábrica com partes já estampadas e dobradas que desembarcam vindas do exterior. Assim como acontece com a montagem dos demais modelos na unidade.

O processo de pintura também será realizado na unidade, que mantém uma área bastante automatizada para realizar a tarefa.

Michael Nikolaides, diretor de produção e logística do Grupo BMW, não precisou se a Benteler – fornecedor de powertrain que mantém produção dentro da fábrica de Araquari – será a empresa que vai prover o motor e a transmissão do X5 híbrido plug-in.

O fato é que o modelo que será produzido aqui é similar ao que a montadora produz e vende em outros mercados, como os Estados Unidos, onde começou a ser vendido no ano passado.

O anúncio da produção, segundo a montadora, não foi feito na carona do Programa Mover, cujo anúncio desencadeou uma série outros aportes das montadoras que também produzem no país.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO