BMW atinge marca de 200 mil elétricos i3 produzidos

BMW atinge marca de 200 mil elétricos i3 produzidos

Número é histórico para o primeiro modelo com emissão zero da marca, fabricado na planta de Leipzig, na Alemanha

O Grupo BMW alcançou um importante marco: a produção de 200 mil modelos i3, o primeiro automóvel totalmente elétrico da marca. O modelo compacto foi o primeiro do tipo a ser fabricado em grande escala pela montadora e também o pioneiro na utilização de células de energia feitas de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). O módulo produzido com esse material, aliás, faz parte de uma arquitetura exclusiva para os modelos eletrificados da BMW e foi concebido para a mobilidade elétrica desde o início do projeto.

Segundo a montadora alemã, o sucesso e a experiência adquiridos com a fabricação e o desenvolvimento do i3 proporcionaram grande avanço nos campos de mobilidade elétrica e de construção com materiais leves, e com isso a divisão BMW i se transformou na “oficina do futuro” da empresa, pois o i3 também serviu como laboratório para que inúmeras inovações pudessem ser aperfeiçoadas com relação a condução, potência eletrônica e tecnologia de carregamento de baterias. E mais: a montadora garante ainda que o processo de construção e montagem da carroceria do i3 hoje leva aproximadamente metade do tempo necessário para os modelos convencionais.

A fábrica do Grupo BMW em Leipzig vai receber investimentos superiores a 100 milhões de euros em 2022 para que siga contribuindo com a expansão da mobilidade elétrica. Já a partir do ano que vem, a planta fará parte da rede internacional da companhia para produção de módulos de bateria. Além do i3, a fábrica de Leipzig produz as versões híbridas das séries 1 e 2 (convencional e plug-in).

Toda essa experiência adquirida vai possibilitar também que a quinta geração do sistema eDrive de condução elétrica possa ser utilizada no iNext, o futuro carro-chefe em termos de tecnologia da BMW, que vai ser produzido nas instalações do grupo germânico em Dingolfing, também na Alemanha, a partir do ano que vem.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO