ABNT tem nova norma técnica de alimentação para veículos eletrificados


Documento especifica os requisitos para a instalação elétrica fixa e integra arcabouço normativo voltado à infraestrutura para carregamento de VEH
ABNT tem nova norma técnica de alimentação para veículos eletrificados

A busca pelo transporte limpo e sustentável movimenta as vendas de veículos eletrificados, que só no primeiro quadrimestre de 2022 cresceu 78% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Até abril o mercado contabiliza 12.976 unidades comercializadas no ano, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021.

Para contribuir com o desenvolvimento de infraestrutura para carregamento de veículos elétricos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), acaba de publicar a Norma Técnica ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de veículos elétricos.

O documento especifica os requisitos para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia elétrica aos veículos elétricos e/ou a receber energia elétrica a partir dos veículos elétricos.

“Os Veículos Elétricos e Híbridos (VEH) caracterizam os veículos que são propelidos a eletricidade em alguma situação. São muitas as possibilidades de eletrificação de veículos, total ou parcial. Pode ser um veículo elétrico puro movido exclusivamente por motor/bateria, elétrico híbrido, com alguma combinação do uso de motor/bateria e motor a combustão”, explica José Luiz Albertin, Chefe de Secretaria do Comitê Brasileiro Automotivo — ABNT/CB-005.

Segundo ele, para atender esse mercado, a ABNT/ISO conta com rico arcabouço normativo atendem desde a bateria dos veículos (desempenho e segurança), eletrificação por categoria de veículos (leves, comerciais, motos, triciclos, quadriciclos e bicicleta elétrica), Infraestrutura da Qualidade (normas para produtos, serviços e laboratórios), Consumo e emissões (autonomia), Manutenção e Reparo (qualificação profissional ao mecânico), Segurança Veicular e Infraestrutura (Abastecimento).

A coleção de normas sobre Infraestrutura para carregamento em VEH é composta pelos documentos:

– ABNT NBR IEC 62196-1:2021: Plugues, tomadas, tomadas móveis para veículos elétricos e plugues fixos para veículos elétricos – Recarga condutiva para veículos elétricos

  • Parte 1: Requisitos gerais
  • Parte 2: Requisitos dimensionais de compatibilidade e de intercambiabilidade para os acessórios com pinos e contatos tubulares em corrente alternada

– ABNT NBR IEC 61851-1 e 21 & 22:2013

Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos

  • Parte 1: Requisitos gerais – Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos.
  • Parte 2: Requisitos aplicáveis aos veículos elétricos para conexão por condução a uma alimentação em corrente alternada ou em corrente contínua — Requisitos de compatibilidade eletromagnética (EMC) para sistemas de recarga não embarcados para veículos elétricos

– ABNT NBR IEC 61851-23:2020: Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte 23: Estação de recarga em corrente contínua para veículos elétricos.

– ABNT NBR IEC 61851-24:2021: Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte 24: Comunicação digital entre a estação de recarga em corrente contínua, para veículos elétricos e o veículo elétrico para o controle da recarga em corrente contínua.

– ABNT NBR IEC 61000-4-3:2014: Compatibilidade eletromagnética (EMC)

Parte 4-3: Ensaios e técnicas de medição — Ensaio de imunidade a campos eletromagnéticos de radiofrequências irradiado

– ABNT NBR ISO 11452-2:2006: Veículos rodoviários automotores – Métodos de ensaio de componentes para distúrbios elétricos causados por energia eletromagnética emitida em banda estreita – Parte 2: Compartimento blindado com absorvedores

A coletânea pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link:

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Contatos para a imprensa – FSB Comunicação
Celso de Souza
(11) 99193.1593
celso.souza@fsb.com.br
Daniela Nogueira
(11) 96606.4960
daniela.nogueira@fsb.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO