A força do motor Cummins de 6,7 litros na Ram 3500

Time brasileiro de engenharia teve participação ativa no desenvolvimento da nova versão que equipa a picape mais potente e com as maiores capacidades de carga e de reboque no País
A força do motor Cummins de 6,7 litros na Ram 3500

Em nova versão que traz 12 cv a mais em relação à que equipa a Ram 2500, o propulsor Cummins de 6,7 litros da Ram 3500, que acaba de desembarcar no mercado brasileiro, gera 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel disponíveis no País. Essa verdadeira usina de força, como definiu a própria Ram 3500 ao apresentar o modelo, traz número recorde de torque no segmento, de 1.150 Nm a 1.700 rpm, 65 Nm a mais do que a Ram 2500.

Desenvolvido nos Estados Unidos com participação do time de engenharia brasileiro, a nova versão do motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros, com 6 cilindros em linha, coroa a Ram 3500 também como a picape com as maiores capacidades de reboque e de carga no País.

Fábio Antoniazzi Prior, engenheiro de Aplicações da Cummins Brasil, explica que ajustes na injeção e em alguns componentes do motor permitiram o aumento da potência e do torque, em relação à Ram 2500, sem comprometimento da durabilidade.

Entre as novas tecnologias, Prior destaca a adoção do sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes, aliviando o uso do sistema EGR de forma que a combustão do motor seja mais eficiente e os gases da combustão sejam tratados também por meio do pós-tratamento, não somente dentro da câmara de combustão.

“O bypass do EGR permite uma melhor retomada em condições transientes devido à perda de carga do EGR cooler, uma vez que este sistema desvia o gás, oferecendo mais agilidade na admissão de ar, o que na prática reduz o tempo de resposta do motor”, explica o engenheiro.

Assim como a versão do motor Cummins 6,7 litros utilizado na Ram 2500, a que equipa a nova picape da marca estadunidense tem bloco de ferro fundido vermicular, que propicia maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH), além de reduzir o peso total do conjunto.

Pelas características do motor, a Ram 3500 deve consumir exclusivamente diesel S10. “Esse combustível garante ao veículo melhor performance, mais robustez e durabilidade, sem comprometimento de eficiência, consumo e emissões”, esclarece Prior.

O executivo também comenta sobre a intercambialidade de peças da nova versão do Cummins 6,7 litros que equipa a Ram 3500 com a da Ram 2500, incluindo itens como bloco, pistão, virabrequim, entre outros, o que otimiza o processo de manutenção nas concessionárias.

Graças ao novo motor, a capacidade de carga da Ram 3500 é de até 1.752 kg e a de reboque chega a 9.021 kg. São números muito à frente de qualquer outra picape vendida no Brasil, até mesmo a Ram 2500, que pode carregar 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos). Toda a capacidade da nova picape é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake (freio motor no cabeçote) e função Tow/Haul (controle de tração, quando o veículo opera com reboque).

Cummins Brasil – Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration. Para mais informações, acesse ao nosso site www.cummins.com.br.

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Juliana Sih

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