57% dos brasileiros já consideram comprar carros elétricos ou híbridos

Alto preço desses modelos ainda é um dos entraves para a compra; influenciadores e sites das montadoras exercem papel de sanar dúvidas (Por Nataly Simões)
57% dos brasileiros já consideram comprar carros elétricos ou híbridos

Um estudo realizado pela Meta e apresentado na 4ª edição do Itaú Tech Summit Mobility, que ocorreu na quinta-feira (3), em São Paulo, mostrou que 57% dos brasileiros interessados em comprar um carro já consideram um modelo elétrico ou híbrido na próxima aquisição.

Geralmente, esses consumidores são mais jovens, ligados a tendências tecnológicas e mais preocupados com práticas sustentáveis, como a redução de emissões de CO2.

“Além disso, obviamente são pessoas que gostam bastante de carros e que têm isso como um estilo de vida, um traço de personalidade. As montadoras devem priorizar esses 57% na construção de uma relação de pretensão de compra, já que são os que têm mais chances de adquirir”, detalha Eduardo Barros, gerente de indústria da Meta.

Preço: barreira para compra de carros elétricos

Segundo a pesquisa feita com mais de 1 mil pessoas pela empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, o valor dos modelos elétricos é uma das barreiras para a compra. Isso apesar de a maioria dos consumidores considerarem a possibilidade de aquisição desses automóveis.

“Obviamente o preço é uma das maiores dificuldades. Se a gente olhar hoje os carros disponíveis no mercado, é muito difícil você conseguir comprar um carro elétrico por menos de R$ 150 mil”, observa Barrros.

Os modelos elétricos podem representar até 10% dos carros mais caros vendidos no Brasil, com as marcas de luxo dominando os lançamentos a partir de 2023. A alemã BMW, por exemplo, planeja o lançamento de sete modelos no país.

Agentes importantes na decisão de compra

O estudo da Meta também destacou a relevância de influenciadores e dos sites das montadoras para a decisão de compra de carros elétricos e híbridos, que estão entre as principais fontes consultadas pelas pessoas que pretendem adquirir esses modelos.

“É superimportante as montadoras oferecerem conteúdos relevantes para o cliente ter uma boa experiência e conseguir sanar as dúvidas a respeito desses carros. Eu acredito que o Brasil está vendo um crescimento superforte desse tipo de conteúdo, que deve acelerar bastante nos próximos anos”, conclui o gerente de indústria da Meta.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO