Por Alzira Rodrigues
Omercado de automóveis e comerciais leves começou o ano com crescimento em relação a 2023, atingindo quase 152,6 mil emplacamentos em janeiro, conforme dados preliminares divulgados por fonte do varejo automotivo.
O número representa crescimento acima de 16% no comparativo interanual, visto que em idêntico mês do ano passado as vendas ficaram na faixa de 131 mil unidades.
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A Fenabrave, a entidade que representa os concessionários autorizados, deve divulgar o balanço oficial do mercado brasialeiro na sexta-feira, 2. E a Anfavea, que representa as montadoras, só deve revelar os números completos do setor, incluindo produção e exportações, na semana que vem.
Com relação a dezembro, o melhor mês de 2023, com 237 mil licenciamentos de veículos leves, houve queda de 36%. Esse é um comportamento tradicional, pois o consumidor aproveita o final do ano, quando recebe 13º salário, para ir às compras.
Apesar, contudo, do desempenho positivo em relação a janeiro de 2023, concessionários de diferentes marcas informam que está difícil desovar estoques neste início de 2024. As locadoras tradicionalmente compram menos nesse período e o consumidor comum anda meio retraído.
Tanto é que há promoções em curso, como a da Citroën, que anunciou esta semana a venda da versão Live 1.0 do C3 por R$ 67.990, abaixo dos R$ 70 mil cobrados pelos dois modelos de entrada existentes no mercado brasileiro, o Fiat Mobi e o Renault Kwid.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/GWM