O Renault Kwid dominou a categoria “Compactos 1.0 (sem turbo)”, vencendo todas as provas de desempenho e consumo, e entre as “Picapes a Gasolina ou Flex”, a Oroch foi a mais rápida na prova de retomada quando abastecida com etanol no Ranking Folha Mauá 2022.
Criado em 1996 pelo jornal Folha de S.Paulo em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o ranking já testou 1.850 veículos. O objetivo é oferecer informações sobre o consumo e o desempenho que ajuda o consumidor a decidir qual é o carro adequado à sua necessidade.
Segundo a Folha, o Kwid atingiu uma boa marca para um automóvel de 71 cv de potência. E isso graças à combinação do baixo peso do carro ao eficiente motor 1.0 flex de três cilindros, que permitiu chegar aos 100 km/h em 15,2 segundos quando abastecido com etanol, e 16,9 segundos com gasolina no tanque. Na prova de retomada de 80 a 120 km/h, o Kwid levou 17,3 segundos com etanol e 18,4 com gasolina.
No consumo urbano o Kwid fez a marca de 12,2 km/l com etanol e 17,9 km/l com gasolina. E no consumo rodoviário 16,6 km/l com etanol e 23,1 km/l com gasolina.
A picape Oroch, que estreou o novo motor turbo TCe 1.3 Flex, foi a mais ágil na retomada de 80 km/h a 120 km/h, com 6,7 segundos. melhor na prova de aceleração. Quanto melhor a retomada nessa condição de velocidade, mais seguras são as ultrapassagens na estrada.
Sobre o Kwid
Lançado em agosto de 2017, o Kwid está prestes a completar cinco anos no Brasil. Desde que chegou ao mercado brasileiro, o modelo coleciona prêmios é um sucesso entre os consumidores. O compacto da Renault inovou o segmento de entrada com design SUV, maior porta-malas da categoria, baixo consumo de combustível e único da categoria com quatro airbags de série em todas as versões. No início deste ano, foi renovado mantendo todas essas características e com evoluções em design e tecnologia.
Uma das tecnologias aplicadas para a redução do consumo de combustível é a adoção do sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.
Outras tecnologias aliadas ao consumo de combustível foram a adoção do sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), além de pneus verdes, que têm 20% a menos de resistência de rolagem, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2.
Além de mais econômico, o motor tem um desempenho ainda melhor. O moderno propulsor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, agora rende 71 cv de potência com etanol no tanque e 68 cv com gasolina. O torque também teve melhoria: 10,0 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, garantindo boas acelerações e retomadas.
Sobre a Oroch
Inovadora desde sua concepção, a Oroch foi a primeira picape nacional que combinou o conforto de um SUV com a versatilidade de ter uma caçamba na medida certa, trazendo amplo entre-eixos e espaço interno, bem como suspensão independente nas quatro rodas – MacPherson na dianteira e Multilink atrás – permitindo ao modelo um rodar confortável e seguro em diferentes condições.
Em sua linha 2023, a picape recebeu design externo renovado que reforça sua robustez, interior completamente novo, trazendo muito mais refinamento e sofisticação, e novas tecnologias de conectividade, conforto e segurança.
A picape é comercializada em três versões: PRO, Intense e Outsider. As duas primeiras trazem o eficiente motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto a topo de gama Outsider traz o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.
Com o motor turbo 1.3 TCe Flex a Oroch Outsider 2023 traz um ótimo desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. Com uma elástica curva de torque, a picape oferece força máxima em diferentes faixas de rotação, favorecendo ultrapassagens seguras, mesmo com carga.
A Oroch 2023 traz ainda o sistema Start&Stop em todas as versões, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Além disso, a picape também tem a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter um menor consumo.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há mais de 23 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Sandero, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech e Zoe E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 830 mil pessoas ao longo dos seus 11 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
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